Vitamina C, retinol, biotina? Veja o que sua pele realmente precisa

A maioria das pessoas só necessita de três coisas para manter a barreira da pele intacta, segundo os especialistas.

Por Hannah Docter-Loeb
Publicado 27 de jun. de 2023, 11:28 BRT

Um limpador suave é essencial em sua rotina de cuidados com a pele, dizem os especialistas, especialmente se você usa maquiagem.

Foto de Hannah Reyes Morales Nat Geo Image Collection

Como o maior órgão do corpo, faz sentido que a pele seja mantida saudável e limpa. Além disso, a vaidade é um forte motivador. Os seres humanos podem ter evoluído para analisar a pele dos outros para determinar sua saúde (e atratividade).

setor de cuidados com a pele é um negócio em expansão: movimentou 133 bilhões de dólares em 2018, e a projeção é de que atinja 200 bilhões até 2026.

Com uma lista cada vez maior de produtos de cuidados com a pele que ostentam uma série de ingredientes badalados, pode ser difícil separar o que realmente precisamos para cuidar da nossa pele. 

Os especialistas explicam como nossa pele nos protege, como mantê-la intacta e o que é bom (mas não estritamente necessário) acrescentar à sua rotina. 

A biologia da pele

A "barreira da pele" é composta pelas células da pele e pelo sistema interligado de proteínas e lipídios que as envolvem e conectam. Essa parede funciona como a primeira linha de defesa contra ameaças externas, sejam produtos químicos tóxicos ou agentes infecciosos, como bactérias.

"Os tijolos são as células da pele e a argamassa é a barreira da pele feita de proteínas e lipídios", compara Mona Gohara, professora clínica assistente de dermatologia da Yale School of Medicine, nos Estados Unidos. 

A barreira da pele faz mais do que apenas manter os elementos indesejáveis fora – ela também é crucial para manter certos itens essenciais, como a água. Se a barreira da pele não tiver água suficiente, ela seca, danificando as ligações lipídicas que conectam as células da pele. Isso pode permitir a entrada de materiais indesejáveis e causar doenças de pele como dermatite e psoríase.

Mexemos com a barreira da nossa pele todos os dias, por meio de rotinas como banhos longos (que podem ressecar a pele) e barbear-se (que pode desgastar a barreira).

Você deve suplementar sua dieta ou beber mais água para ter uma pele saudável?

A ingestão de água e a dieta de uma pessoa normal são suficientes para manter a pele saudável.

Suplementos como a biotina são comercializados para ajudar a proteger sua pele, mas Devina Mehta, residente em dermatologia da Universidade de Cornell, EUA, afirma que a maioria das pessoas não precisa deles. Uma dieta completa, que apoie sua saúde mental e física, também apoiará a saúde de sua pele.

Também não é necessário beber água o dia todo, você só precisa do suficiente para não ficar desidratado. 

"Não aconselho nenhuma quantidade de água para ter uma pele forte", diz o dermatologista Jules Lipoff. "Você teria que estar superdesidratado para que isso realmente afetasse a pele." 

De quais produtos para a pele você realmente precisa?

A única coisa que as pessoas comuns, sem nenhum problema de pele, precisam fazer é manter a barreira da pele intacta. Isso geralmente pode ser feito com o uso de três produtos: limpador, hidratante e protetor solar.

"Temos mecanismos em nossa pele que são auto hidratantes, auto esfoliantes e protetores", diz Gohara. "Mas você ainda precisa cuidar dela. Não é algo que vai acontecer por si só. É preciso fazer um esforço proativo para manter os mecanismos naturais da pele que já existem." 

Gohara recomenda uma limpeza suave sem sabão, que elimina a sujeira sem a aspereza do sabão normal. Como ela explica, os sabonetes têm um pH alto que pode enfraquecer a barreira da pele, permitindo a entrada de elementos que podem irritá-la e causar inflamação. Os produtos de limpeza sem sabão geralmente são rotulados como "sem sabão", "sem sulfato" ou "pH neutro". 

Para se sentirem limpas, as pessoas podem estar inclinadas a esfregar cada centímetro do corpo enquanto estão no chuveiro, mas isso pode fazer mais mal do que bem. "Deixar a água fluir é suficiente", diz Lipoff. "Você não precisa esfoliar. A esfoliação acontece por si só, não precisa ser ajudada."

A hidratação também é uma parte fundamental para manter a barreira da pele intacta, pois limita a perda de água. A pele tem maneiras de manter a umidade naturalmente, mas quando a ressecamos com um banho quente ou com a exposição ao clima frio e seco, precisamos ajudá-la, explica Gohara. Lipoff aconselha seus pacientes a aplicar o hidratante na pele úmida para reforçar a eficácia do produto. 

Você também deve usar protetor solar, pois a exposição desprotegida à luz UV pode ressecar a pele e aumentar o risco de câncer de pele. Ao usar protetor solar, "você minimizará muitos danos à sua pele de várias maneiras", diz Gohara. É uma fruta fácil de pendurar".

Os dermatologistas reconheceram que a pele de todo mundo não é criada da mesma forma, e algumas pessoas podem ter deficiências na barreira da pele, como acne, eczema ou rosácea. "Muitas vezes, as pessoas que sofrem com isso precisam de cuidado médico ou produtos adicionais para ajudá-las com isso", diz o dermatologista Angelo Landriscina. 

Alguns tratamentos tópicos, como os que contêm peróxido de benzoíla para acne, podem irritar ainda mais a pele, exigindo um hidratante ainda mais forte para restaurar e fortalecer a barreira, diz Gohara.

Como cuidar da pele?

Quando a barreira da pele estiver intacta e protegida, as preocupações secundárias, como o antienvelhecimento, poderão ser tratadas.

O ácido hialurônico, por exemplo, é um ingrediente valioso, mas não essencial. Ele ajuda a reter a água e a deixar a pele com uma aparência mais carnuda. "É um ingrediente de que gosto muito e que está na moda por um bom motivo", comenta Landriscina. "É um tipo de ingrediente bom de se ter."

As pessoas geralmente procuram produtos antienvelhecimento quando a pele apresenta rugas ou manchas escuras. Mas as práticas antienvelhecimento mais eficazes começam antes que o dano ocorra, especialmente com a proteção contra o sol, diz Landriscina.

Além do protetor solar, o retinol (vitamina A) e os retinoides (derivados da mesma vitamina) também são adições úteis contra as rugas.  "Eles estão na vanguarda do zeitgeist dos cuidados com a pele há muito tempo porque são muito eficazes e muito bem estudados", diz ele. "Mas não é de forma alguma necessário."

Para quem quer reduzir os efeitos dos danos causados pelo sol, Mehta recomenda o soro de vitamina C pela manhã e o retinol à noite. "Esses produtos servem para ajudar a clarear a pele, clarear manchas escuras e aumentar a produção de colágeno", diz ela.

Embora benéficos, esses ingredientes também podem causar danos se não forem usados adequadamente. Mehta recomenda falar com um dermatologista para ver se os produtos são adequados para você. 

"Você não deve sair comprando algo só porque é novo, porque está na moda, porque seu amigo gostou ou porque você ouviu falar dele nas mídias sociais", aconselha Landriscina. "Você deve fazer um inventário constante de sua pele e do que está fazendo por ela, e as mudanças e escolhas que fizer devem ser baseadas no resultado que você está tentando alcançar."

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados