O xadrez realmente ajuda o cérebro? O que dizem os estudos científicos

O jogo que promove o raciocínio e a concentração tem sua própria efeméride: o Dia Mundial do Xadrez é celebrado em 20 de julho.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 20 de jul. de 2023, 12:01 BRT
Amigos jogam xadrez em um quintal em Lengeri, Svanetia, Geórgia.

Amigos jogam xadrez em um quintal em Lengeri, Svanetia, Geórgia.

Foto de Aaron Huey

O xadrez é um antigo jogo de estratégia no qual dois jogadores se enfrentam. Ambos os oponentes têm 16 peças que podem mover, seguindo determinadas regras, em um tabuleiro dividido em quadrados pretos e brancos. 

O objetivo final é derrubar a peça que simboliza o rei no tabuleiro do oponente. O jogo, popular no mundo todo, tem sua própria efeméride, como, como informa a Organização das Nações Unidas (ONU). 

Por que o Dia Mundial do Xadrez é comemorado?

Em 2019, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 20 de julho como o Dia Mundial do Xadrez para comemorar a data da fundação da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) em Paris, em 1924.

Conforme explica o órgão, por iniciativa da FIDE, a data tem sido comemorada pelos enxadristas de todo o mundo desde 1966.

(Veja também: Como o uso excessivo da tela afeta o cérebro)

O xadrez pode ajudar o cérebro? O que dizem os estudos

De acordo com a ONU, no contexto da pandemia do coronavírus, em 2021, o xadrez teve um papel relevante para a saúde mental  de quem o praticou. Além disso, jogar xadrez combina elementos de esporte, raciocínio científico e arte, como acrescenta a organização internacional.

Seguindo o que se refere aos benefícios para o cérebro, um artigo publicado em 2019 no International Journal of Environmental Research and Public Health, no veículo especializado em saúde, traz estudos que sugerem que a reunião com amigos ou a participação em atividades prazerosas (como jogar xadrez) estão associadas a um risco menor de demência. "Além disso, pessoas com um alto nível de atividade mental têm um risco 33% menor de desenvolver a doença de Alzheimer", informa o documento.

Além disso, o documento acrescenta que "foi levantada a hipótese de que as atividades intelectuais relacionadas ao aprendizado e à memória seriam as mais protetoras contra o desenvolvimento da doença. Entre essas atividades, destaca-se o xadrez".

Apesar dos benefícios observados, o artigo ressalta que, no momento, as evidências não são fortes o suficiente para inferir uma relação causal direta ou para recomendar uma atividade de lazer em detrimento da outra. 

Também são necessários mais estudos para avaliar o efeito protetor das atividades cognitivas diante do risco de demência, ainda mais em populações diagnosticadas.

(Talvez seja do seu interesse: Como o uso das redes sociais pode afetar o cérebro)

Os benefícios mentais de se jogar xadrez

Embora estudiosos convergem em dizer que são necessários mais estudos para saber com certeza os efeitos reais de jogar xadrez no processamento cognitivo, há muitos benefícios descritos na literatura médica, como diz um estudo de revisão feito por especialistas brasileiros, intitulado Neurologia, Psiquiatria e o Jogo de Xadrez: Uma Revisão Narrativa, publicado em 2020.

O  documento observa, por exemplo, que um estudo de 2016 concluiu que as habilidades de xadrez estão correlacionadas com raciocínio fluido, conhecimento de compreensão, memória de curto prazo e velocidade de processamento, especialmente em jovens jogadores de xadrez.

Outro estudo mencionado no artigo de 2020 afirma que o xadrez pode servir como uma ferramenta educacional. A pesquisa comparou crianças que jogavam xadrez como atividade extra escolar com crianças de oito escolas que escolheram outras atividades, como futebol e basquete. A pesquisa concluiu que, após um ano de prática, os jovens que jogavam xadrez tiveram um desempenho melhor em testes que mediam a atenção, a organização, a velocidade, o planejamento e a resolução de problemas.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados