Desvendando os mistérios do cérebro — com a ajuda da extraordinária biologia da lula

Há décadas, fibras nervosas gigantes presentes na lula têm sido essenciais para pesquisas científicas. Avanços recentes na edição dos seus genomas podem levar a uma melhor compreensão do sistema nervoso em geral.

Como funciona novo medicamento para Alzheimer — e por que aprovação foi tão criticada

Sob o nome comercial Aduhelm, o primeiro medicamento aprovado para o tratamento da doença em 18 anos mostrou poucos benefícios em ensaios clínicos, e especialistas debatem se seu alvo biológico é correto.

‘Voltar ao normal’ pode parecer assustador. Você também se sente assim?

Após vários meses de ansiedade, raiva e esgotamento, muitas pessoas estão com dificuldades para retornar aos comportamentos usuais de antes da pandemia. Os especialistas avaliam maneiras de enfrentar o trauma.

A procrastinação aumentou? A culpa é da pandemia

Nós sabemos que não é bom adiar tarefas. Mas uma batalha evolucionária que acontece em nossos cérebros pode nos levar a procrastinar — e os isolamentos forçados estão piorando o problema.

Como os sonhos podem prever o futuro

Segundo o neurocientista Sidarta Ribeiro, os sonhos evoluíram nos mamíferos há 200 milhões de anos como um oráculo biológico probabilístico – uma ferramenta poderosa, mas subestimada pelos humanos modernos.

As melhores imagens da ciência em 2020

Asteroides, micróbios e, óbvio, o coronavírus: essas fotografias retratam um ano em que a ciência foi valorizada — e contestada — como nunca.

Veja como filmes de terror podem ajudar as pessoas a superarem traumas reais

Filmes que hoje parecem aterrorizantes podem melhorar suas reações ao medo amanhã — além de aliviar a ansiedade e o estresse.

Algum dia voltaremos a nos sentir confortáveis nas multidões?

Se você estremece só de pensar em socializar, você não está sozinho. Cientistas dizem que a pandemia está mudando nossa forma de perceber o medo e a repulsa, e não está claro quanto tempo irá durar essa mudança.

2020 parece ser o pior ano de todos? A ciência explica o porquê

O consumo desenfreado de mídias sociais distorce nossa percepção do presente. Veja como quebrar esse ciclo.

As descobertas mais fascinantes da década passada sobre os tubarões

De animais que andam aos grandes-tubarões-brancos que migram distâncias incríveis, veja por que esses peixes dentados merecem nosso respeito.

Novo coronavírus está espalhando pânico, e a ciência explica por quê

De embates pré-históricos com predadores à corrida frenética para comprar papel higiênico, nossos cérebros ansiosos podem entrar em curto-circuito quando confrontados com o temido desconhecido.

Ratos evitam ferir seus semelhantes, e descoberta pode ajudar a entender sociopatas

Humanos e roedores possuem estruturas cerebrais semelhantes que regulam a empatia, sugerindo que esse comportamento esteja profundamente enraizado na evolução dos mamíferos.

A erupção do Vesúvio assou pessoas até a morte — e transformou um cérebro em vidro

Dois estudos revelam mais detalhes sobre o que aconteceu com as vítimas do infame cataclismo em 79 d.C.

T-Rex desenvolveu ‘ar-condicionado’ gigante para manter o cérebro refrigerado

É difícil manter cabeças grandes refrigeradas, mas tecidos ricos em vasos sanguíneos resolveram o problema para alguns dinossauros.

Séculos de reprodução seletiva remodelaram o cérebro dos cães domésticos

Ressonância magnética em 33 raças descobriu que a maneira como um cão é reproduzido interfere em sua estrutura cerebral.

Novo órgão pode estar escondido embaixo da sua pele

Identificado em ratos, o simples órgão provavelmente também existe em humanos, oferecendo uma nova visão sobre como lidamos com dolorosas picadas e pressões.
2:38

Ovelhas podem reconhecer rostos humanos, revela estudo

Pesquisadores da Universidade de Cambridge que estudam como o cérebro muda ao longo do tempo descobriram que, quando se trata de lembrar feições, a memória das ovelhas é excelente.

Você ama ou odeia café? A genética tem a ver com isso

Cientistas estão descobrindo como a agitação, a insônia e até o sabor amargo são influenciados por pequenas variações em nosso código genético.

Nova terapia na medula espinhal ajuda pacientes com paralisia a andarem novamente

Três pessoas recobraram os movimentos das pernas após um novo tipo de tratamento, que representa o mais recente dentre um conjunto de resultados envolvendo estimulação elétrica.

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados