As frutas são capazes de mudar o humor de uma pessoa?

A deficiência de alguns nutrientes presentes nestes alimentos pode contribuir para o desenvolvimento de sintomas relacionados à ansiedade e depressão. Entenda as evidências e confira a quantidade diária recomendada.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 4 de set. de 2023, 11:19 BRT
Uma pessoa pega uma caixa deixada por um professor em Clay County, Virgínia, EUA.

Uma pessoa pega uma caixa deixada por um professor em Clay County, Virgínia, EUA.

Foto de Maddie Mcgarvey

Os alimentos são um meio de aumentar os níveis de dopamina e serotonina, dois dos chamados "hormônios do bem-estar". Mas é possível associar o consumo de frutas e verduras ao bom humor? 

De acordo com um especialista consultado por National Geographic, a resposta é complexa, mas uma boa alimentação na qual frutas e verduras tenham destaque, contribui para o bem-estar geral do indivíduo, inclusive para sua saúde mental.

As frutas e as verduras melhoram o humor?

No momento, e de acordo com as evidências científicas disponíveis, não é possível afirmar que o consumo de uma determinada fruta ou verdura, por si só, seja capaz de modificar favoravelmente o humor de uma pessoa.

A explicação é de Marcos Mayer, médico especialista em nutrição e pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet) da Argentina. A organização é responsável por promover o desenvolvimento científico e tecnológico do país vizinho.

Entretanto, diz ele, nos últimos anos surgiram evidências indicando que a deficiência de alguns nutrientes contribui para o desenvolvimento de transtornos como ansiedade e depressão.

"Como esses nutrientes estão presentes em grande parte nas frutas e nas verduras frescas, uma ingestão adequada desse grupo de alimentos não seria favorável apenas do ponto de vista da saúde física, mas também poderia contribuir para um maior bem-estar emocional", diz ele.

Como as frutas e as verduras melhoram o humor

Como afirma o médico argentino, existem algumas explicações para a possível relação entre a ingestão desses alimentos e o humor.

Foi sugerido, por exemplo, que para um funcionamento correto dos neurônios envolvidos no controle das emoções, é importante evitar a deficiência de alguns nutrientes, como vitaminas B, vitamina D, vitamina C, zinco e certos antioxidantes. 

Portanto, uma dieta saudável que inclua frutas e verduras (mas também outros grupos de alimentos) poderia gerar ações protetoras e contribuir para o bom humor. 

Além disso, o pesquisador do Conicet diz que foi sugerido que o consumo de certos alimentos ricos em um aminoácido chamado triptofano (necessário para a síntese do hormônio serotonina no cérebro) teria efeitos positivos sobre o humor ao favorecer o aumento da síntese de serotonina. 

Alimentos como banana, ameixa, abacaxi e abacate são algumas das frutas que contêm triptofano.

Qual é a quantidade de frutas e verduras que uma pessoa deve consumir diariamente?

De acordo com Mayer, atualmente recomenda-se o consumo de cinco porções de frutas e verduras por dia. Sempre que possível, eles devem ser de cores diferentes para incorporar a maior variedade possível de micronutrientes.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados