As frutas são capazes de mudar o humor de uma pessoa?
A deficiência de alguns nutrientes presentes nestes alimentos pode contribuir para o desenvolvimento de sintomas relacionados à ansiedade e depressão. Entenda as evidências e confira a quantidade diária recomendada.
Uma pessoa pega uma caixa deixada por um professor em Clay County, Virgínia, EUA.
Os alimentos são um meio de aumentar os níveis de dopamina e serotonina, dois dos chamados "hormônios do bem-estar". Mas é possível associar o consumo de frutas e verduras ao bom humor?
De acordo com um especialista consultado por National Geographic, a resposta é complexa, mas uma boa alimentação na qual frutas e verduras tenham destaque, contribui para o bem-estar geral do indivíduo, inclusive para sua saúde mental.
As frutas e as verduras melhoram o humor?
No momento, e de acordo com as evidências científicas disponíveis, não é possível afirmar que o consumo de uma determinada fruta ou verdura, por si só, seja capaz de modificar favoravelmente o humor de uma pessoa.
A explicação é de Marcos Mayer, médico especialista em nutrição e pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet) da Argentina. A organização é responsável por promover o desenvolvimento científico e tecnológico do país vizinho.
Entretanto, diz ele, nos últimos anos surgiram evidências indicando que a deficiência de alguns nutrientes contribui para o desenvolvimento de transtornos como ansiedade e depressão.
"Como esses nutrientes estão presentes em grande parte nas frutas e nas verduras frescas, uma ingestão adequada desse grupo de alimentos não seria favorável apenas do ponto de vista da saúde física, mas também poderia contribuir para um maior bem-estar emocional", diz ele.
Como as frutas e as verduras melhoram o humor
Como afirma o médico argentino, existem algumas explicações para a possível relação entre a ingestão desses alimentos e o humor.
Foi sugerido, por exemplo, que para um funcionamento correto dos neurônios envolvidos no controle das emoções, é importante evitar a deficiência de alguns nutrientes, como vitaminas B, vitamina D, vitamina C, zinco e certos antioxidantes.
Portanto, uma dieta saudável que inclua frutas e verduras (mas também outros grupos de alimentos) poderia gerar ações protetoras e contribuir para o bom humor.
Além disso, o pesquisador do Conicet diz que foi sugerido que o consumo de certos alimentos ricos em um aminoácido chamado triptofano (necessário para a síntese do hormônio serotonina no cérebro) teria efeitos positivos sobre o humor ao favorecer o aumento da síntese de serotonina.
Alimentos como banana, ameixa, abacaxi e abacate são algumas das frutas que contêm triptofano.