Uma macieira em Wisconsin, Estados Unidos.

Quais são os benefícios de comer maçã regularmente?

O consumo de uma maçã por dia tem impacto na saúde cardiovascular e nas doenças crônicas.

Uma macieira em Wisconsin, Estados Unidos.

Foto de Jim Richardson
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 22 de set. de 2023, 12:00 BRT

As frutas, assim como os vegetais, são parte essencial de uma dieta saudável. No caso das maçãs, elas são uma fonte rica de micronutrientes como ferro, zinco, vitaminas C e E e polifenóis, que podem prevenir doenças crônicas.

Quais são os principais compostos da maçã?

Um grupo de pesquisadores se propôs a descobrir as propriedades da maçã e publicou os resultados da revisão em 2022 no Journal of Food Science.

Os especialistas apontaram que as maçãs contêm nutrientes como açúcares, fibras, gorduras e proteínas, ácidos orgânicos (por exemplo, ácido málico), vitaminas (C, E e B6), minerais (potássio, cálcio e magnésio) e oligoelementos (zinco e ferro).

"Elas não apenas fornecem energia, mas também estão envolvidas em muitos processos importantes do corpo, como crescimento, saúde óssea, funções imunológicas, entre outros. Por exemplo, os ácidos málico, cítrico e tartárico ajudam o fígado nos processos de digestão do corpo", cita o estudo.

(Talvez você se interesse por: Não apenas laranjas: outros alimentos que também são fonte de vitamina C)

Quais são os benefícios de comer maçã?

Além disso, o artigo reconhece que foram observadas correlações positivas entre o consumo de maçãs e um menor risco de desenvolver doenças crônicas.

De acordo com o estudo, há evidências científicas do potencial da maçã contra doenças crônicas, como diabetes tipo 2, câncer e doenças cardiovasculares.

No entanto, os especialistas esclarecem que os componentes benéficos das maçãs podem variar em tipo e quantidade de acordo com as variedades e culturas cultivadas em diferentes países, regiões ou continentes. 

Qual é a quantidade de maçã recomendada para consumo diário?

Outro artigo, publicado em 2020 na Critical Reviews in Food Science and Nutrition, recomenda o consumo de 100 a 150 gramas de maçã por dia (o que corresponde a uma maçã fresca normal).

De acordo com os autores do estudo, consumir essa quantidade da fruta está associado a um menor risco de doença cardiovascular (DCV) e à melhora de diferentes fatores de risco de DCV, reduzindo a pressão arterial, a pressão de pulso, o colesterol total, o colesterol de lipoproteína de baixa densidade (conhecido como colesterol ruim) e o estado de inflamação.

Além disso, a ingestão regular de maçã "aumenta o colesterol de lipoproteína de alta densidade (colesterol bom) e melhora a função endotelial", conclui o artigo de 2020.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados