Não é só a laranja: veja outros alimentos que também são fontes de vitamina C

Entenda de quais alimentos se pode obter a vitamina C e que importância eles têm para a saúde.

Uma pilha de laranjas no Marin Farmer’s Market, famoso mercado da Califórnia, Estados Unidos. 

Foto de CATHERINE KARNOW
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 21 de ago. de 2023, 16:29 BRT

É consenso na ciência médica a importância de uma boa alimentação para a saúde de qualquer ser humano. Entre as vitaminas essenciais para o corpo, está a vitamina C, como é conhecido o ácido ascórbico.

A laranja é, frequentemente, o principal alimento lembrado quando se fala da vitamina C. No entanto, ela não é a única e nem mesmo a principal fonte: a acerola, por exemplo, supera a laranja no posto de “rainha da vitamina C”.

Como explicado em uma matéria da National Geographic de julho de 2023, a acerola contém de 50 a 100 vezes mais vitamina C do que frutas como a laranja e o limão.

Brócolis, batata-doce, couve… Conheça outros alimentos que também são fonte de vitamina C

De acordo com a nutricionista e gastróloga Gabriela Cilla, existem vários alimentos além da laranja e da acerola que também são fontes importantes de vitamina C.

Entre eles, estão:

Uma dúvida que muitos têm é se, ao produzir o suco natural (isto é, não industrializado) de uma determinada fruta, perdem-se a vitamina C e demais benefícios. 

“Na verdade, não é que há perda das vitaminas e minerais. Existe perda recorrente, por exemplo, da quantidade de fibras. Orienta-se que o consumo das frutas seja feito prioritariamente de maneira in natura para que haja a mastigação e se tenha uma consciência alimentar do que está sendo ingerido. Quando a ingestão é feita pelo suco, perdem-se a mastigação e as fibras, então o teor de saciedade torna-se menor”, explica Cilla.

A saciedade, no caso, diz respeito ao organismo sentir-se satisfeito com o que ingeriu, evitando o consumo de quantidades exageradas de alimentos.

Frutas, verduras e legumes são encontrados no mercado de peixes de Tsukiji, em Tóquio.

Frutas, verduras e legumes são encontrados no mercado de peixes de Tsukiji, em Tóquio.

Foto de David Guttenfelder

Quais os benefícios da vitamina C para o corpo?

 A vitamina C é utilizada no corpo em uma série de reações químicas.

“Ela é um antioxidante, ajuda em reações de produção do colágeno, tem um efeito direto nas células de defesas do organismo, os glóbulos vermelhos. Nesse sentido, a vitamina C é fundamental no sistema imunológico. Se você não tem um consumo adequado dessa vitamina, você tende a ter mais infecções oportunistas”, afirma o médico Paulo Camiz, clínico geral, geriatra e professor da Universidade de São Paulo (USP).

As infecções oportunistas às que o profissional se refere são aquelas causadas por microorganismos que se “aproveitam”, por exemplo, de um sistema imunológico enfraquecido. 

Camiz, no entanto, faz uma ressalva. “É extremamente raro, nos dias de hoje, você encontrar deficiência de vitamina C. Além de haver uma série de fontes, a maior parte dos alimentos é reforçada com a vitamina. É difícil que alguém não consiga a quantidade adequada em uma alimentação usual”, diz o médico.

Segundo o profissional, a quantidade diária recomendada é de 100 miligramas (mg) por dia. O excesso de consumo também pode trazer prejuízos, como sobrecarga de ferro (a vitamina C ajuda na absorção de ferro) e danos às células do pâncreas que produzem insulina (favorecendo o desenvolvimento de diabetes).

Em caso de dúvidas, consulte o seu médico. Apenas um profissional especializado pode avaliar caso a caso e passar as orientações necessárias. 

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados