Quais são as doenças mais comuns no Brasil

Segundo os órgãos de saúde do país, as principais enfermidades que afetam a população brasileira estão no grupo de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs). Saiba quais são.

Um homem que sofre de câncer no cérebro e no pulmão segura uma sacola com seus medicamentos.

Foto de Maddie Mcgarvey
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 22 de fev. de 2023, 16:45 BRT

Entre as enfermidades que afetam a população brasileira, as mais preocupantes, de acordo com o Ministério da Saúde, são as chamadas Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNTs). 

Segundo a OMS, as DCNTs matam cerca de 41 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 71% de todas as mortes no mundo. A agência também considera essas doenças como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. 

Já no Brasil, de acordo com o relatório “Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis no Brasil 2021-2030”, que utiliza dados de 2019 como base, as DCNTs causam cerca de 1,8 milhões de internações no Sistema Único de Saúde por ano. 

Segundo o relatório, as principais doenças dessa categoria que afetam os brasileiros são doenças cardiovasculares, cânceres, diabetes e doenças respiratórias crônicas. 

Doenças do coração

Dados do Ministério da Saúde apontam que, no Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas têm alguma doença cardiovascular, um grupo de enfermidades que afeta o coração e os vasos sanguíneos e as quais incluem:

  • Doença coronariana: é a doença dos vasos sanguíneos que irrigam o coração;
  • Doença cerebrovascular: trata-se da doença dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro e pode levar a um Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Doença arterial periférica: é a doença dos vasos sanguíneos que irrigam os membros superiores e inferiores;
  • Doença cardíaca reumática: acontece por danos no músculo do coração e válvulas cardíacas devido à febre reumática, causada por certas bactérias;
  • Cardiopatia congênita: trata-se de malformações na estrutura do coração existentes desde o momento do nascimento;
  • Trombose venosa profunda e embolia pulmonar: ocorre quando surgem coágulos sanguíneos nas veias das pernas, que podem se desalojar e se mover para o coração e pulmões.

Esse grupo é responsável por, pelo menos, 400 mil mortes ao ano no Brasil, segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Isso corresponde a 30% de todos os óbitos no país.

Câncer em seus vários tipos

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio de 2023-2025, o que significa mais de 2,1 milhões de novos diagnósticos até 2025. 

Entre os tumores malignos mais incidentes no Brasil estão o de pele não-melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminino (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%).

Diabetes mellitus

mais populares

    veja mais

    O Brasil é o 5º país com maior incidência de pacientes diagnosticados com diabetes mellitus (altas taxas de açúcar no sangue devido à falta ou ineficiência de insulina) no mundo – com mais de 16,8 milhões de casos em pessoas entre 20 e 79 anos. O país fica atrás apenas de China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. 

    Esses dados estão no Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF). A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões de brasileiros.

    Doenças respiratórias crônicas

    As doenças respiratórias crônicas (DRCs) são doenças das vias aéreas e outras estruturas do pulmão. Algumas das mais comuns são doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, bronquites, doenças pulmonares ocupacionais e hipertensão pulmonar.

    No Brasil, a asma é – segundo o Ministério da Saúde – um dos problemas respiratórios mais recorrentes. Estima-se que 23,2% da população viva com esta doença. Em 2021, o SUS espera 1,3 milhão de atendimentos em pacientes com a condição. 

    Já entre as mais prevalentes, nas doenças respiratórias, está a DPOC, caracterizada pela obstrução do fluxo de ar nos pulmões. De acordo com Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, pelo menos 6 milhões de brasileiros têm a doença, mas apenas 12% dos casos são diagnosticados. 

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados