Qual é a melhor posição para dormir de acordo com a ciência?

Descubra as melhores posturas para descansar e por que você deve prestar mais atenção à posição corporal na cama se quiser cuidar da saúde da coluna.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 6 de set. de 2023, 07:00 BRT

Um casal dorme depois de ficar acordado até tarde na noite anterior.

Foto de Maggie Steber

Diversos fatores físicos e mentais sustentam a ideia de que o sono, para as pessoas, é uma atividade que traz grandes benefícios para a vida cotidiana. Entre eles, um estudo de 2022 publicado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA (NLM, na sigla em inglês) sobre a relação entre a postura ao dormir e a qualidade do sono. O estudo relata que o sono "ajuda na recuperação dos sistemas imunológico, neurológico, esquelético e muscular do corpo humano". 

Por outro lado, a privação crônica do sono aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, obesidade e regulação prejudicada da glicose. A falta de sono prejudica até mesmo o julgamento e a cognição na resposta aos estímulos que uma pessoa recebe no dia a dia, acrescenta o artigo da NLM. Portanto, o sono é fundamental para uma vida saudável, assim como a atividade física e a nutrição. 

(Talvez você tenha interesse em: Existe um 'horário mágico' para dormir? Quantas horas devem ser dedicadas ao sono?

Por que a postura corporal é importante ao dormir

Para ter uma noite de sono tranquila, ou seja, sentir que descansou o suficiente para aguentar o resto do dia, a Direção Geral de Saúde da Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) afirma que "manter uma boa postura na cama é importante para que o corpo relaxe e, assim, evite as tensões musculares que sentimos durante o dia". 

A universidade mexicana fornece uma série de recomendações sobre as melhores posições para descansar à noite e como evitar hábitos posturais que podem, a longo prazo, causar problemas físicos na coluna e na região lombar. Descubra a seguir. 

Qual é a melhor posição para dormir

De acordo com a Unam, a melhor posição para dormir é de barriga para cima. Nessa posição, respeitamos a curvatura normal da coluna vertebral e permitimos que todas as estruturas do corpo fiquem mais alinhadas entre si, diz um artigo publicado pela universidade em 2018 chamado “Você quer dormir melhor? Isso é de seu interesse".

Quando uma pessoa dorme de barriga para cima, a curvatura da coluna vertebral é mantida em sua posição adequada e permite que toda a estrutura do corpo fique mais alinhada. A universidade mexicana diz ainda que a incorporação de uma almofada ou travesseiro sob os joelhos permite que as pernas não fiquem totalmente esticadas, flexionem levemente e descansem melhor a região lombar das costas junto com os quadris. 

No caso da cabeça, a Unam explica que ela não deve ser muito alta nem muito baixa. "O ideal é que o travesseiro cubra apenas o espaço entre os ombros e a nuca", diz a entidade. 

Dormir de lado também é uma posição correta de dormir. Nesse caso, o travesseiro apoia o espaço entre o ombro e a orelha em repouso. Colocar um segundo travesseiro entre os joelhos para evitar o atrito entre eles, além de manter as pernas alinhadas com o tronco e eliminar a tensão nos quadris são outras dicas. 

A Direção Geral de Saúde da Unam sugere que, ao dormir de lado, um terceiro travesseiro deve ser colocado como apoio para abraçar e evitar que os ombros fiquem desalinhados com o tronco. 

Por que dormir de bruços é prejudicial à saúde

De acordo com as indicações da Unam, a posição de bruços é a pior posição para dormir que uma pessoa pode adotar. Ao dormir desta forma, com a cabeça inclinada para um lado, as curvaturas normais da coluna vertebral, especialmente da coluna lombar, são modificadas. 

Assim, a postura exerce mais pressão sobre o coração e força o pescoço a manter uma postura lateral forçada para liberar o rosto e respirar. Dormir de bruços, conclui a universidade, faz com que as pessoas acordem com dores no pescoço e na cabeça; isso pode até levar ao torcicolo, de acordo com a NLM.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados