Por que você sente sono depois de comer? Veja o que acontece com o seu corpo

Parece inevitável sentir sono após o almoço. Entretanto, há alguns comportamentos que podem ser levados em conta para evitar isso.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 9 de jun. de 2023, 09:41 BRT

Um homem descansa em um banco no Parque Yoyogi, em Tóquio.

Foto de David Guttenfelder

Sentir sono depois de comer é algo que a maioria das pessoas já experimentou em algum momento. Embora essa letargia e o declínio do estado de alerta sejam frequentemente associados à ingestão de alimentos, na verdade isso é explicado no campo dos ritmos biológicos ou circadianos, explica Santiago Plano, especialista em biomedicina, à National Geographic.

Os ritmos circadianos são alterações físicas, mentais e comportamentais que seguem um ciclo de 24 horas e apresentam picos e depressões em sua intensidade. Em outras palavras, o relógio biológico coordena uma infinidade de variáveis, algumas das quais, em determinados momentos do dia, estão em seu máximo, outras em seu mínimo e outras em situações intermediárias. Como explica o especialista, o momento do dia em que uma variável do relógio cai é conhecido como nadir. 

Especificamente, a sonolência ocorre em um momento de coincidência entre a ingestão e um estágio de nadir no nível de certos hormônios e fatores ligados ao estado de alerta, resultando em uma queda no padrão de atividade e vigília e um aumento na fadiga. Conforme definido por Plano, isso é formalmente conhecido como sono pós-prandial (do latim pos, depois, e prandium, almoço ou refeição).

O sono pós-prandial é caracterizado por uma sensação de peso, cansaço excessivo, confusão e falta de concentração, explica o pesquisador do Instituto de Pesquisa Biomédica (BioMed) da Universidade Católica da Argentina (UCA) e do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica (Conicet).

Como consequência da sonolência gerada, as pessoas tendem a ter um desempenho inferior na resolução de tarefas (tanto executivas quanto físicas), apresentam um déficit no desempenho do trabalho e são propensas a acidentes.

É possível evitar dormir depois de comer?

O pesquisador argentino reconhece que, embora a sonolência pós-prandial não seja uma consequência direta da ingestão de alimentos, seu efeito e duração são afetados por algumas variáveis relacionadas, como a fome, o volume e a composição dos alimentos ingeridos, e por fatores involuntários dependentes do sistema nervoso autônomo (como a melhora dos movimentos intestinais ou o relaxamento dos esfíncteres gastrointestinais).

Plano ressalta que existem algumas recomendações que podem ser levadas em conta para prevenir a sonolência, como optar por uma refeição simples e leve, evitar comer gorduras e açúcares em excesso, tomar café para aumentar o estado de alerta e praticar atividade física de baixo impacto, como uma caminhada curta. 

No entanto, também é aconselhável tirar um cochilo curto (15 a 20 minutos) para atenuar os efeitos da fadiga e restaurar o estado de alerta organicamente.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados