Vitamina D, ferro, zinco, iodo, selênio e outros elementos contidos nos peixes são importantes para a ...

Quantas vezes por semana é ideal comer peixe, segundo a ciência

Incluir peixes na dieta regular pode trazer vários benefícios à saúde, de acordo com especialistas. Mas qual é a quantidade e a frequência necessária para o alimento auxiliar no metabolismo?

Vitamina D, ferro, zinco, iodo, selênio e outros elementos contidos nos peixes são importantes para a saúde, principalmente no caso de mulheres gestantes, lactantes e crianças. 

Foto de Sofia Jaramillo
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 7 de mar. de 2024, 12:00 BRT

Muito procurado para ser um dos pratos principais na época da Semana Santa, o peixe é um alimento rico em diversos nutrientes e que possui diversos benefícios comprovados à saúde, de acordo com vários estudos e pesquisas mundo afora, como afirma a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard.

Só que comer peixe não precisa ser algo pontual feito somente em datas especiais como na Quarta-Feira de Cinzas, Páscoa ou Natal. Afinal, para usufruir das qualidades nutricionais desse alimento o ideal é incluí-lo na alimentação do dia a dia

Descubra, a seguir, qual é a indicação dos especialistas de quantas vezes por semana é indicado comer peixe para obter melhores resultados de seus nutrientes – especialmente o ômega-3

Quantas vezes por semana é ideal comer peixe? 

Em uma análise de diversos estudos em seres humanos, dois professores da Escola de Saúde Pública de Harvard, Dariush Mozaffarian e Eric Rimm, calcularam que o consumo de cerca de 2 gramas por semana de ácidos graxos (gorduras boas) provenientes do ômega-3 presentes nos peixes gordurosos – que é o que equivale a cerca de uma ou duas porções 80 a 100 gramas de peixe por semana, pode reduzir em mais de 1/3 as chances de morte por doença cardíaca

Isso porque as gorduras do ômega-3 protegem o coração contra o desenvolvimento de distúrbios do ritmo cardíaco erráticos, melhoram a função dos vasos sanguíneos e, em doses mais altas, reduzem os níveis de triglicerídeos no sangue e, assim, podem aliviar a inflamação e reduzir a possível formação de placas de gordura nas artérias, conforme explica o artigo da Universidade de Harvard.  

Especialistas indicam comer peixe semanalmente de duas a três vezes para se nutrir adequadamente de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, nutrientes essenciais ao organismo. 

Foto de Andrea Frazzetta

É benéfico comer peixe mais vezes por semana?

De acordo com a indicação do FDA (Food and Drugs Administration), que é a agência norte-americana do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, um adulto pode ingerir peixes até um pouco mais do que o dito pela Harvard, cerca de 100 gramas de duas a três vezes por semana – de preferência preparando o peixe cozido ou assado.

O FDA indica essa quantidade para a melhor obtenção de todos os nutrientes de peixes “gordos” – mas que possuem baixo teor de gordura saturada, como por exemplo salmão, truta, arenque, bacalhau, atum, cavala, anchova, sardinha, entre outros.

Segundo o FDA, “ao se alimentar com peixe semanalmente de duas a três vezes é a ideal para se nutrir adequadamente de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 saudáveis e de forma natural, além de minerais e vitaminas presentes nos peixes que são benéficos para a saúde em geral”. 

Eles ainda acrescentam que, além dos benefícios dos ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, a vitamina D, o ferro, o zinco, o iodo, o selênio e a colina encontrados nos peixes são particularmente importantes para gestanteslactantescrianças. Eles afirmam que caso não se consuma a quantidade recomendada em uma semana, pode-se tentar consumir de maneira uma variedade de peixes nas semanas seguintes.

Uma questão pode surgir na mente de algumas pessoas: será que faz mal comer peixe diariamente? De acordo com uma entrevista do professor de epidemiologia e nutrição Eric Rimm, também da Universidade de Harvard, a resposta é negativa: "Para a maioria das pessoas, não há problema em comer peixe todos os dias. É certamente melhor comer peixe diariamente do que comer carne bovina todo dia", afirmou Eric no site da instituição.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados