Comer peixe é parte importante para se manter uma dieta saudável, já que o alimento é ...

Quais são os 3 benefícios de comer peixe regularmente?

Os peixes costumam ser “as estrelas” do cardápio da Semana Santa. Só que além de alimentos tradicionais da época, muitos deles fazem bem à saúde, segundo especialistas.

Comer peixe é parte importante para se manter uma dieta saudável, já que o alimento é rico em nutrientes.

Foto de Corey Arnold
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 5 de mar. de 2024, 12:00 BRT

Milhares de pessoas ao redor do mundo têm o hábito de comer peixe ao longo da Quaresma ou na Sexta-Feira Santa – que antecede a Páscoa dos cristãos. Mas este tipo de animal faz parte da dieta habitual de muita gente independente da época do ano, tradição ou crença – e o melhor: muitos estudiosos afirmam que incluir peixe na alimentação faz bem à saúde

De acordo com um artigo da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvardo peixe é uma proteína animal de alta qualidade, sendo uma grande fonte de gorduras saudáveis de ômega-3, além de também ser rico em outros nutrientes, como vitamina Dvitamina B2 (riboflavina) e selênio.

O peixe é uma parte muito importante de uma dieta saudável, segundo os estudiosos de Harvard, que também reforçam os benefícios de incluir os peixes na alimentação por conta da sua riqueza de nutrientes. Além disso, como há uma enorme variedade de peixes de água salgada e doce, com diversos sabores e estilos de cozimento, ingerir esta carne se torna uma opção de alimento  para todos os gostos. 

O seu consumo também pode ser uma boa alternativa para quem não gosta ou não quer comer carne vermelha, podendo proporcionar uma ampla gama de benefícios à saúde ao mesmo tempo em que possui baixo teor de gordura saturada.

Descubra três benefícios de comer peixe regularmente segundo especialistas, e aproveite para aliar sabor e saúde à sua alimentação

1. Diminuir o risco de doenças cardíacas

Segundo a Universidade de Harvard, há fortes evidências de que comer peixe é bom para a saúde do coração e dos vasos sanguíneos. Após uma análise de 20 estudos envolvendo milhares de participantes, foi observado pela instituição que o consumo de aproximadamente uma a duas porções de 80 a 100 gramas de peixes gordurosos por semana – como salmão, truta, arenque, bacalhau, atum, cavala, anchova ou sardinha – pode reduzir em aproximadamente 36% o risco de morte por doença cardíaca.

Isso porque a ingestão de peixes contribui de várias formas, já que gorduras do ômega-3 protegem o coração contra o desenvolvimento de distúrbios do ritmo cardíaco erráticos e potencialmente mortais, explica o artigo de Harvard. 

Departamento de Saúde do Estado de Washington, nos Estados Unidos, explica em seu site que o corpo humano não produz ácidos graxos ômega-3, portanto, precisamos obtê-los por meio dos alimentos que ingerimos – e também por isso incluir peixes na alimentação é uma boa ideia de obter de maneira natural a gordura benéfica do ômega-3.

Um vendedor de peixe entretém os turistas em um mercado na cidade de Seattle, em Washington, Estados Unidos. Comer carne de peixe faz bem para diminuir os riscos de doenças cardíacas, entre outros benefícios.

 

Foto de Corey Arnold

2. Reduzir os níveis de triglicerídeos do sangue

De acordo com um artigo publicado na National Library of Medicine do Governo dos Estados Unidos, as pessoas com doenças cardiovasculares que comem peixe regularmente apresentam significativamente menos eventos graves e um número menor de mortes em comparação com os que não comem peixe, entre os dados coletados de mais de 190 mil pessoas de 58 países.

Uma das razões para esse resultado positivo é porque os nutrientes dos peixes também melhoram a função dos vasos sanguíneos e, em doses mais altas, reduzem os níveis de triglicerídeos no sangue e, assim, podem aliviar a inflamação

A inflamação no corpo pode prejudicar os vasos sanguíneos, o que consequentemente pode levar a doenças cardíacas e derrames cerebrais, como afirma o site da Mayo Clinic, uma organização sem fins lucrativos de serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares dos Estados Unidos.

3. Diminuir a pressão arterial e a possível formação de placas de gordura nas artérias

O consumo regular de peixes também contribui para reduzir a  pressão arterial e a formação de placas de gordura nas artérias, segundo a Universidade de Harvard. Pois como a ingestão contínua de peixes de alto teor de ômega 3 contribui para para diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicerídios e, consequentemente, a possibilidade de formação de placas de gordura nas artérias também cai – mais um benefício para reduzir as chances de infarto, consequentemente. 

Quais outros possíveis benefícios de incluir peixe na dieta semanal?

Conforme dito no artigo da Universidade de Harvard, alguns estudos observacionais e ensaios controlados também demonstraram que as gorduras ômega-3 dos peixes são importantes para o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso dos bebês.

Alguns outros benefícios de comer peixe regularmente ditos por pesquisadores e órgão de saúde, inclusive a Mayo Clinic e o Departamento de Saúde do Estado de Washington é que seus nutrientes podem contribuir com a redução do risco de depressão, do desenvolvimento  da TDAH (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), do mal de Alzheimer, de diversas demência e da diabetes. Além de poder prevenir a artrite, já que diminui as inflamações no corpo. 

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados