O que é comemorado na Quinta e na Sexta-feira Santa, segundo o cristianismo?

A data muda de ano para ano e relembra os acontecimentos relacionados à morte e à ressurreição de Jesus Cristo.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 6 de abr. de 2023, 10:00 BRT, Atualizado 21 de mar. de 2024, 12:00 BRT

Fiéis cantam durante culto de Domingo de Páscoa. Alabama, Estados Unidos.

Foto de Natalie Keyssar

A Semana Santa é a semana que antecede o Domingo de Páscoa, data muito celebrada em inúmeros países pelo mundo. No cristianismo, essa semana é dedicada a relembrar a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, explica a Enciclopédia Católica, projeto da Igreja Católica que reúne mais de 12 mil artigos, em 15 volumes, sobre a instituição, sendo a mais extensa e completa enciclopédia do catolicismo. 

O que é comemorado na Quinta-feira Santa

A Quinta-feira Santa comemora a instituição da Eucaristia (o sacramento pelo qual o pão e o vinho são transformados no corpo e no sangue de Cristo na Igreja Católica) e é a mais antiga das celebrações da Semana Santa, afirma a enciclopédia.

"A Quinta-feira Santa se destaca pela lavagem dos pés em memória da preparação de Cristo para a Última Ceia, bem como a remoção das toalhas do altar e a sua limpeza", acrescenta a publicação católica.

A Última Ceia é a refeição feita por Cristo e pelos seus apóstolos na véspera da sua morte na qual ele instituiu a Santa Eucaristia.

O que é comemorado na Sexta-feira Santa

Na Sexta-feira Santa, também conhecida como Sexta-feira da Paixão, é celebrado o aniversário da morte de Jesus Cristo

Muitos cristãos têm mantido a data como um dia de jejum ou de abstinência de carne vermelha. E, comumente, optam por comer peixes. Evitar esse alimento seria uma forma de respeito ao sangue de Jesus que foi derramado em seu sacrifício.  

Já o Domingo de Páscoa (que marca a ressurreição de Cristo) é visto como um dia de festa, explica a enciclopédia.

Como calcular quando será a Páscoa: a data muda ano após ano

A data para o início e fim da Semana da Páscoa muda anualmente, embora normalmente seja nos meses de março e abril. A explicação para isso remonta ao século 3.

Naquela época, os cristãos judeus calculavam o tempo pelo mês lunar (com meses baseados nos ciclos da lua), e não era possível determinar o dia exato do mês em que Cristo morreu e retornou.

Por conta desses dois fatores, o aniversário da ressurreição de Jesus Cristo foi fixado tendo como referência a Páscoa judaica – ficou definido, também, que a celebração seria no primeiro dia da semana do calendário judaico, ou seja, no domingo.

No entanto, essa decisão fazia com que a celebração cristã dependesse do calendário judaico. Durante o Primeiro Concílio de Niceia (uma reunião de bispos e autoridades cristãs para discutir questões importantes), realizada em 325, os critérios para a comemoração da Semana Santa foram unificados.

No Concílio, determinou-se que a Páscoa deveria ser celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia ocorrida depois do equinócio de primavera (fenômeno em que o dia tem a mesma duração que a noite) no Hemisfério Norte, afirma a Enciclopédia Católica

No caso do Hemisfério Sul (onde está o Brasil), o fenômeno leva o nome de equinócio de outono, já que as estações são diferentes em cada hemisfério.

De acordo com essa regra, que tem sido adotada desde então, o primeiro dia em que a Páscoa pode cair é 22 de março, e o último, 25 de abril.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados