MF_DINOSAURS_MZ4053-T.rex

Veja como a imagem desses dinossauros ferozes evoluíram ao longo de 100 anos

O tiranossauro rex e outros dinossauros terópodes apareceram pela primeira vez na National Geographic em 1919. Desde então, cada nova descoberta trouxe um visual diferente para esses predadores históricos.

Com uma paleta de cores dos anos 1970, a capa de agosto de 1978 apresenta um tiranossauro rex volumoso, maior e mais forte do que as versões anteriores. Ao longo dos anos, a National Geographic criou desenhos de dinossauros que refletem as últimas descobertas científicas. 

Foto de Illustration by Roy Andersen
Por Daniel Stone
Publicado 12 de abr. de 2024, 08:00 BRT

O fascínio das pessoas pelo universo dos dinossauros não mostra sinais de desaceleração. Desde que esses animais pré-históricos foram descobertas pela primeira vez, há mais de um séculoa National Geographic tem feito reportagens sobre elas, combinando a ciência mais recente com ilustrações vívidas. A cada nova descoberta, nossas representações precisam evoluir.

A partir de 1919, uma reportagem lançou as bases, descrevendo um Albertossauro como um "poderoso carnívoro" que era "capaz de destruir qualquer um de seus parentes herbívoros". 

1919: O primeiro desenho: Charles R. Knight estudou cuidadosamente os fósseis de dinossauros antes de criar esse feroz e iguanaesco Albertossauro.

Foto de Illustration by CHARLES R. KNIGHT

Vinte e três anos depois, tiranossauros rex lutadores apareceram na National Geographic com cerca de "seis metros de altura". 

mais populares

    veja mais

    1942: Batalha Royale – Refletindo os novos conhecimentos sobre os T. rexes, Knight os mostrou em combate usando seus "dentes de dois gumes, semelhantes a punhais".

    Foto de Illustration by CHARLES R. KNIGHT

    Três décadas e meia depois disso, uma reportagem de capa de 1978 relatou que T. rex era ainda maior, "15 metros e seis toneladas de más notícias". Até o final da década de 1990, a maioria dos dinossauros era mostrada com pele escamosa de réptil, mas os esqueletos de terópodes encontrados na China sugeriam que os jovens T. rex tinham penas. Isso levou a outra nova conclusão: "Agora podemos dizer que as aves são terópodes com a mesma confiança com que dizemos que os humanos são mamíferos."

    1999: Descobertas importantes – Depois que uma descoberta ligou dinossauros carnívoros a águias e outros pássaros modernos, essa ilustração do tiranossauro rex incluiu uma penugem que cobria o filhote.

    Foto de Illustration by MICHAEL W. SKREPNICK

    E os terópodes podem não ter sido os “assassinos incontroláveis” da fantasia humana. Descobertas em 2003 revelaram que eles eram seletivos em sua violência e, às vezes, submissos. Em 2020, informamos que a paleontologia estava no meio de "outra revolução – alimentada por uma grande quantidade de fósseis novos e técnicas de pesquisa inovadoras". Mesmo as últimas versões não serão necessariamente definitivas, mas serão passos em direção a uma imagem mais clara dessas maravilhas do passado.

    2003: Uma novidade – Uma pesquisa sugeriu que o terópode Aucasaurus invadiu os ninhos de saurópodes muito maiores, o que ajudou a esclarecer a cadeia alimentar da era Cretácea.

    Foto de Illustration by JOHN SIBBICK

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados