Ovo fossilizado de tartaruga gigante pré-histórica revela filhote em seu interior

A tartaruga que botou o ovo pode ter tido uma casca do comprimento de uma pessoa e conviveu com dinossauros.

Vida de mamute da Era do Gelo reconstruída em detalhes impressionantes

Pela primeira vez, cientistas utilizaram elementos químicos no estudo de uma antiga presa de mamute para revelar uma biografia pré-histórica de riqueza sem precedentes.

Cão selvagem pré-histórico encontrado em icônico sítio de fósseis humanos

Nova pesquisa revela que dois mamíferos bastante sociáveis se encontraram em Dmanisi há 1,8 milhão de anos: nossos ancestrais humanos e um canídeo que caçava em matilhas.

Encontrado fóssil de rinoceronte mais alto que girafa na China

A espécie recém-descoberta, um dos maiores animais terrestres já existentes, vagava pela atual região do planalto tibetano e do Paquistão, há mais de 25 milhões de anos.

Evento misterioso reduziu populações de tubarões há 19 milhões de anos

Registros fósseis indicam que cerca de 90% dos tubarões oceânicos do planeta desapareceram inexplicavelmente.

Tiranossauros viviam em bandos? Cientistas debatem sobre novos vestígios fósseis

Novo sítio arqueológico de fósseis revela um grupo de tiranossauros mortos juntos, fornecendo novas evidências de que esses predadores apresentaram alguma forma de comportamento social.

Bilhões de tiranossauros possivelmente andaram pela Terra, segundo paleontólogos

A estimada abundância do icônico predador significa que os fósseis de T. rex que existem hoje são extremamente raros.

Teriam os primatas primitivos convivido com o T. rex? Evidências apontam para a hipótese

Os fósseis de primatas mais antigos conhecidos foram datados logo após o evento de extinção, 66 milhões de anos atrás - sugerindo que alguns ancestrais primatas viveram ainda antes disso.

Os inestimáveis fósseis de primatas encontrados em um depósito de lixo

À medida que o aterro de Can Mata se expande na Catalunha, paleontólogos estão descobrindo ossos de espécies antigas que são os precursores dos macacos — e nossos.

Dentes de mamute de um milhão de anos contêm o DNA mais antigo do mundo

O material genético recordista está trazendo novas percepções sobre a vida e evolução dos mamutes da América do Norte.

Será que o ‘monstro do rio’ Spinosaurus caçava como as aves pernaltas?

Novo estudo refuta as afirmações de que o temível dinossauro com mais de 15 metros de comprimento conseguia perseguir ativamente sua presa debaixo d’água.

Gigantes vermes predadores vivem sob o solo marinho há mais de 20 milhões de anos, revelam fósseis

Tocas preservadas encontradas em rochas antigas sugerem que os vermes anelídeos Eunice aphroditois emboscam peixes no fundo do mar há muito tempo.

Lobos pré-históricos existiram e eram ainda mais estranhos do que pensávamos

Estudo do DNA de animais já extintos revela fatos surpreendentes, como a distância genética entre lobos pré-históricos e lobos-cinzentos.

Duelo fossilizado? Dinossauros ‘agarrados’ podem começar a revelar seus segredos

Espécimes impressionantemente preservados de tiranossauro e tricerátops, emaranhados como se houvessem morrido em combate, foram adquiridos por museu após mais de uma década em mãos privadas.

Revelados os primeiros fósseis de embriões de tiranossauros

Novas imagens de uma pequena mandíbula e garra do Cretáceo mostram que, no começo de suas vidas, os ameaçadores dinossauros eram do tamanho de um cão pequeno.

T-rex 'Stan' é vendido por US$ 31,8 milhões – e cientistas estão furiosos

Com valor inestimável para a ciência, pesquisadores temem perder acesso ao fóssil, que agora pertence a um comprador anônimo.

Por que a primeira pena de dinossauro conhecida inspirou décadas de disputas?

Uma nova análise fornece o melhor indicativo de que a pluma jurássica é proveniente de um icônico dinossauro com penas.

Dente fossilizado reforça evidências do Spinosaurus, o “monstro dos rios”

Novas descobertas no deserto do Marrocos sugerem que o gigante predador passava a maior parte do tempo na água.

Extinção em massa mais mortal do planeta contribuiu para a ascensão dos dinossauros

Os ancestrais diretos dos dinossauros eram pequenos e destemidos, apresentando características que lhes proporcionaram uma enorme vantagem evolutiva.