O lúpus tem cura?
O Dia Mundial do Lúpus, que acontece todo 10 de maio, ajuda a esclarecer os principais sintomas do lúpus, doença que afeta o sistema imunológico das pessoas.
A maioria das doenças autoimunes são crônicas e precisam de tratamento constante, incluindo o lúpus. Mas podem desaparecer sem motivo aparente. Na foto, uma auxiliar de enfermagem checa um paciente na cidade de Springfield, no Missouri, Estados Unidos.
Cerca de 80 doenças autoimunes são conhecidas pelas medicina, sendo que, entre elas, o lúpus é a de maior gravidade. É o que explicam dados do Ministério da Saúde brasileiro em um artigo sobre o tema.
O lúpus se caracteriza por ser uma doença autoimune inflamatória e crônica. Quem desenvolve este problema de saúde pode ter tecidos saudáveis do corpo sendo “atacados” pelo sistema imunológico, que “não consegue diferenciá-los de agentes nocivos (vírus, bactérias, germes)”, explica um artigo da Biblioteca Virtual em Saúde – uma plataforma de informações gerais na área de ciências da saúde do governo federal do Brasil.
“Esses auto anticorpos causam inflamação e dor, e podem danificar praticamente qualquer parte do corpo, incluindo pele, coração, pulmões, rins e cérebro”, detalha a fonte médica.
(Vale a pena ler também: Dia Mundial do Lúpus: por que as mulheres seriam mais propensas a desenvolver doenças autoimunes?)
O que são doenças autoimunes?
Segundo o órgão governamental brasileiro, as doenças autoimunes são aquelas em que “o sistema imunológico da pessoa ataca tecidos saudáveis do próprio corpo por engano”, explica, tudo isso sem uma causa conhecida.
“A teoria mais aceita é que fatores externos estejam envolvidos na ocorrência dessa condição, principalmente quando há predisposição genética e o uso de alguns medicamentos”, diz a fonte médica governamental.
(Você pode se interessar por: O que é a asma, segundo a medicina? Descubra sintomas e causas para essa doença respiratória)
O diagnóstico do lúpus e de outras doenças autoimunes deve ser sempre feito por um profissional médico qualificado. Na foto, um paciente passa por um exame de saúde feito por uma nutricionista, como parte de um estudo clínico.
O lúpus é grave? Pode ser contagioso?
A maioria das doenças autoimunes são crônicas – o que significa que não são transmissíveis ou contagiosas, mas sim têm origem no próprio organismo do indivíduo.
O lúpus não tem cura, mas como boa parte das doenças autoimunes pode ser controlada com medicamentos e tratamentos, informa a Biblioteca Virtual em Saúde. Em alguns casos, esses quadros podem desaparecer (ou aparecer) sem motivo aparente.
A doença também apresenta sintomas que podem ser graves, como inflamações no rim e no cérebro, anemia e outras alterações no sangue que impactam os glóbulos brancos, os linfócitos e as plaquetas; lesões na pele, além de dores, febres e inchaços.
O diagnóstico do lúpus e de outras doenças autoimunes deve ser sempre feito por um profissional médico qualificado, que deve acompanhar o quadro do paciente e determinar seu tratamento. A identificação da doença muitas vezes leva tempo e requer uma série de exames para a sua confirmação.