O que são os vírus e o que eles causam?
Uma representação do Mimivírus, um dos maiores e mais complexos vírus conhecidos.
Nos últimos anos, os vírus têm aparecido com mais frequência nos noticiários por causa de seu impacto na saúde global, como mostrou a pandemia de Covid-19, por exemplo. Por isso mesmo, entender o que são esses patógenos e como eles operam é fundamental para combater as doenças que os vírus causam.
Abaixo, saiba mais sobre a natureza dos vírus, como eles se reproduzem e algumas doenças virais conhecidas.
(Para saber mais sobre ciência: O que é uma bactéria? Esses microrganismos estão intimamente ligados à existência humana)
O que caracteriza um vírus?
Um vírus "é um microrganismo infeccioso que consiste em um segmento de ácido nucleico (DNA ou RNA) envolto por uma capa de proteína", como descreve o Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano dos Estados Unidos (NHGRI).
Para se reproduzir, esses agentes patogênicos precisam invadir as células de um organismo, aproveitando os recursos da célula hospedeira para produzir novas partículas virais. Esse processo de replicação viral geralmente culmina com a morte da célula hospedeira, o que pode resultar em danos significativos ao organismo infectado, explica a fonte.
(Talvez você se interesse por: "Vírus zumbis" podem surgir por conta do aquecimento global)
Os vírus são responsáveis por uma série de doenças que afetam os seres humanos. Entre as condições mais conhecidas causadas por esses microrganismos estão a Aids, causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV); a Covid-19, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2; o sarampo, causado pelo vírus Morbillivirus; e a varíola, causada pelo Orthopoxvirus, (que está entre os maiores e mais resistentes vírus de DNA conhecidos), lista o NHGRI.
Esses agentes microscópicos são objeto de estudo intensivo por cientistas, pois entender como funcionam e como afetam seus hospedeiros é fundamental para o desenvolvimento de tratamentos eficazes e estratégias de prevenção.