Beija-flores fêmeas se disfarçam de machos. Mas por quê?

Cientistas encontram exemplos cada vez mais frequentes de aves fêmeas com plumagem vistosa, semelhante à dos machos da espécie.

Dificuldades para avaliar os riscos relacionados à pandemia? Você não está só

Diversos fatores psicológicos influenciam as reações individuais ao perigo, assim como a disposição em tomar decisões menos arriscadas.

Crânio de ‘homem-dragão’ pode representar nova espécie e abalar árvore genealógica humana

Escondido em um poço durante décadas, o crânio incrivelmente completo está despertando debates sobre o número crescente de fósseis que não se encaixam perfeitamente na história clássica da origem humana.

Surpresa científica: novo órgão descoberto em planta mais estudada do mundo

Após uma década de estudos, biólogo demonstrou que uma ramificação horizontal da planta da espécie Arabidopsis thaliana, na verdade, é um apêndice próprio: o cantil.

Radiografias de crânio de dinossauro revelam pistas sobre seu voo e comunicação

Imagens de raios X revelam como esses animais primitivos se movimentavam pelo mundo, como era sua visão e audição e até mesmo como provavelmente era o canto de seus filhotes.

Os dinossauros ainda vivem entre nós?

Ainda hoje convivemos com animais que evoluíram a partir de um grupo de dinossauros com penas que sobreviveu ao impacto de um asteroide há 66 milhões de anos.

Gritos humanos podem expressar pelo menos seis emoções

Novo estudo mapeia a diversidade de nossos gritos e gemidos, levantando questões sobre a evolução dessa vocalização primitiva.

Teriam os primatas primitivos convivido com o T. rex? Evidências apontam para a hipótese

Os fósseis de primatas mais antigos conhecidos foram datados logo após o evento de extinção, 66 milhões de anos atrás - sugerindo que alguns ancestrais primatas viveram ainda antes disso.

Será possível reviver animais extintos?

Cientistas de todo o mundo correm para desenvolver técnicas de reprodução a partir de vestígios de animais mortos, mas os resultados até agora são tímidos.

Como os sonhos podem prever o futuro

Segundo o neurocientista Sidarta Ribeiro, os sonhos evoluíram nos mamíferos há 200 milhões de anos como um oráculo biológico probabilístico – uma ferramenta poderosa, mas subestimada pelos humanos modernos.

Quais fatores determinam a rapidez com que a mutação do novo coronavírus ocorre?

Embora não estejam tecnicamente vivos, os vírus sofrem mutações e evoluem de forma semelhante às células vivas, produzindo novas variantes o tempo todo.

Esta cobiçada planta está evoluindo para se esconder de seus predadores — os humanos

A pequena erva, antes facilmente identificada por suas flores e folhas de cores vibrantes, está crescendo com colorações marrom e cinza em locais onde os humanos frequentemente as colhem.

Por que algumas variantes do coronavírus são mais contagiosas – e como podemos detê-las

Um conjunto de mutações virais parece estar acelerando a disseminação da covid-19. Cientistas estão correndo para entender como elas funcionam.

Foram 12 anos resolvendo um enigma. O resultado: vacinas para covid-19

Muito antes do surgimento do vírus Sars-CoV-2, um pequeno grupo de cientistas descobriu uma técnica revolucionária que viabilizou as primeiras vacinas contra o novo coronavírus.

Lobos primitivos que brincavam com humanos possivelmente evoluíram para os amigáveis cães de hoje

Dezenas de milhares de anos atrás, nossos ancestrais buscavam caninos selvagens com personalidades brincalhonas ainda presentes nos cães modernos — principalmente em cães pastores e de caça.

Como ansiedade e medo guiaram a evolução humana

Há centenas de milhares de anos, nossos cérebros aprenderam a reagir a ameaças, preparando nossos corpos para o perigo.

Encontrados restos mortais de ancestrais dos gatos domésticos em cavernas polonesas

A descoberta de restos mortais do gato-selvagem-do-oriente-próximo de sete mil anos na Europa aumenta a complexidade da história evolutiva dos pequenos felinos domesticados.

Humanos e cães andam juntos de trenó há quase 10 mil anos

Segundo estudo, os cães de trenó também desenvolveram adaptações para suportar seu estilo de vida árduo, como a capacidade de aceitar dietas com alto teor de gordura.