O que é o Corpus Christi e qual é a origem da celebração?
A festa católica que se tornou um feriado no Brasil, e é celebrada em junho, relembra a última reunião de Jesus e seus apóstolos antes de ser crucificado.
Um homem recebe a comunhão em um culto ao ar livre na igreja.
O Corpus Christi é uma festa católica ocidental realizada todos os anos, na segunda quinta-feira após o Pentecostes, de acordo com a Enciclopédia Britannica, uma plataforma de dados do Reino Unido voltada para a educação.
Segundo a Britannica, a celebração está associada à comemoração da Última Ceia de Jesus Cristo, profeta da religião, com seus apóstolos (seguidores) antes de sua crucificação. No entanto, para os católicos, o foco do Corpus Christi não é a paixão e morte de Jesus, mas sim a consideração de que ele está entre a humanidade para todo o sempre.
A missa católica é o elemento central da comemoração, que é enfatizada no momento da comunhão, quando os fiéis recebem a hóstia consagrada, um pedaço de pão sem fermento que, segundo a fé católica, é sinônimo do corpo de Cristo. O nome do feriado, que em latim significa literalmente “corpo de Cristo”, vem dessa importância em partilhar o alimento com os seus, assim como fez o profeta.
(Relacionado: O que distingue o cristianismo do catolicismo?)
Qual a origem do Corpus Christi
A comemoração do Corpus Christi, informa a Britannica, teve origem em 1246, quando Robert de Torote, então bispo de Liège (Bélgica), ordenou a celebração do festival em sua diocese.
Ele foi persuadido a iniciar a festa por Santa Juliana, freira superiora do convento de Mont Cornillon, localizado próximo a Liège, que havia tido uma visão cujo significado, interpretado pela religiosa, era a falta de uma celebração em que os fiéis pudessem adorar a Eucaristia (rito da morte e ressurreição de Jesus Cristo) para aumentar a fé.
Ainda segundo a Britannica, o Corpus Christi se espalhou para outras localidades apenas a partir de 1261, quando Jacques Pantaléon, que foi encarregado da administração de uma parte da diocese de Liège, tornou-se papa sob o nome Urbano 4º.
Em 1264, como supremo líder da religião católica, ele ordenou que toda a Igreja passasse a celebrar o Corpus Christi, que evoluiu para uma principais festas católicas.