O que é Samhain? A história por trás do festival celta que deu origem ao Halloween

Há mais de 2 mil anos essa época do ano já era celebrada em rituais místicos pelos celtas para marcar o início das estações mais frias e escuras no Hemisfério Norte.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 30 de out. de 2023, 13:20 BRT
Saint Martin's Cross, uma escultura celta localizada na ilha de Iona, na Escócia.

Saint Martin's Cross, uma escultura celta localizada na ilha de Iona, na Escócia.

Foto de Robert Clark

Entre as várias histórias e lendas que cercam a origem do Halloween, uma das mais conhecidas liga a celebração ao antigo festival celta conhecido como Samhain, segundo explica a Encyclopædia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido). Atualmente, Halloween se tornou bastante popular e já é uma data comemorada no dia 31 de outubro em diversas partes do mundo. 

Mas o que é o Samhain? Conheça a história do antigo festival celta pagão que era realizado no século 9. 

Saiba o que é o Samhain

Samhain (que significa em celta e irlandês: “fim do verão”) é também conhecido como Samain e pode ser pronunciado “SOW-in” ou “SAH-win”. Para os celtas do século 9, o Samhain era um dos mais importantes festivais do calendário do ano e, conforme explica a World History Encyclopedia, era uma celebração que iniciava no anoitecer do dia 31 de outubro e durava cerca de três dias. 

O Samhain marcava a transição entre a metade mais iluminada (da primavera-verão) para a metade mais escura do ano (outono-inverno) e era celebrada entre todas as comunidades celtas da Europa, incluindo a Irlanda, País de Gales, e a Escócia. 

Os celtas antigos dividiam o ano em duas metades, a mais iluminada e a mais sombria, e realizavam celebrações para marcar as trocas de cada estação: Imbolc (entre o solstício de inverno e o equinócio da primavera), Beltane (entre o equinócio da primavera e o solstício de verão), Lughnasadh (entre o solstício de verão e o equinócio de outono) e Samhain (entre o equinócio de outono e o solstício de inverno).

Entre esses quatro acontecimentos sagrados, o Samhain era o mais significativo, já que ele representava o Ano Novo Celta. Os celtas eram um povo pagão que acreditava em diferentes divindades e, para eles, especialmente nessa época, o mundo dos deuses se tornava visível para a humanidade e esses mesmos deuses pregavam muitas peças em seus adoradores mortais. Era um período repleto de perigos, superstições, carregado de medo e cheio de episódios sobrenaturais, conforme conta a World History Encyclopedia.

Ainda segundo a enciclopédia, como o Samhain era uma época de preparação para o inverno, havia a colheita das plantações e os animais eram arrebanhados em currais para sacrifícios ou para se reproduzir – a fim de garantir a alimentação durante os difíceis meses de frio intenso. A celebração, então, era também marcada por banquetes abundantes tanto em comida quanto em álcool, para celebrar a colheita.

A relação entre Samhain e o Halloween 

O Samhain também é considerado a celebração que deu origem ao Halloween. Isso porque era uma época de “intensidade sobrenatural”, como relatam historiadores como o irlandês do século 17, Geoffrey Keating, que escreveu o livro “The History of Ireland” em 1857. 

Nele, Geoffrey conta que os celtas da época acreditavam que a força da escuridão estava presente e, por isso, construíam uma  grande fogueira na esperança de agradar aos deuses druidas e ajudar no processo regenerativo da agricultura. 

Os druidas, antigos sacerdotes celtas, fariam uma nova fogueira, na qual os ossos dos animais sacrificados seriam jogados e a conexão entre os mundos dos vivos e mortos seria equilibrada, explica um artigo publicado no site da Brown University, dos Estados Unidos. Essa é uma tradição que foi se modificando com o tempo, mas muitos de seus elementos entram na ideia atual de Halloween

Acreditava-se que durante o Samhain, as almas dos mortos voltavam para suas casas, então as pessoas se vestiam com fantasias, máscaras e acendiam fogueiras para afastar os espíritos maus, explica a World History Encyclopedia. Dessa forma, os personagens populares do Halloween, como bruxas, os próprios druidas, fogueiras, fantasmas e duendes, passaram a ser associados ao feriado.

Com o passar dos tempos, o festival foi mudando e recebendo novos nomes: All Hallows Eve, ou Halloween, é o nome moderno em inglês para o antigo festival; em irlandês segue conhecido como Samhain e em galês, é Nos Galan Gaeaf:  a “véspera de inverno”. 

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados