Rev. Dr. Martin Luther King Jr. em discurso realizado em 15 de abril de 1967 em ...

Dia de Martin Luther King: os 5 dados pouco conhecidos sobre o líder dos direitos civis que ganhou até um Grammy

A terceira segunda-feira de janeiro marca o Dia de Martin Luther King, uma data para lembrar o ativista estadunidense pelos direitos civis cujo nome foi alterado em homenagem a um teólogo alemão.

Rev. Dr. Martin Luther King Jr. em discurso realizado em 15 de abril de 1967 em uma manifestação pela paz na cidade de Nova York.

Foto de Ap
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 16 de jan. de 2026, 12:35 BRT

Eu tenho um sonho”. Com essas palavras Martin Luther King Jrintitulou um poderoso discurso proferido diante de mais de 200 mil pessoas em Washington, D.C., Estados Unidos, em 28 de agosto de 1963. Em sua palestra, o líder ativista pelos direitos civis proclamou a necessidade de uma mudança em favor da igualdade, imaginando uma sociedade em que todas as pessoas coexistissem sem preconceitos, destaca um artigo dedicado a ele na National Geographic Espanha.

Também conhecido como MLK Jr., Martin Luther King nasceu em 15 de janeiro de 1929 em Atlanta, Geórgia, Estados Unidos. Ele estudou teologia e ética em um contexto de segregação social nos estados do sul dos Estados Unidos, onde o acesso a escolas, igrejas e restaurantes era separado pela cor da pele das pessoas.

Essas experiências precoces podem ter sido a raiz que levou Martin Luther King ao ativismo social”, continua a fonte. Ele foi ministro da Igreja Batista e líder da Associação de Melhoria de Montgomery (uma organização criada em resposta à prisão da ativista Rosa Parks após se recusar a ceder seu lugar a uma mulher branca em um ônibus), participou e liderou inúmeras mobilizações pacíficas, proferiu discursos em todo o mundo e recebeu o Prêmio Nobel da Paz

Lembrado por sua liderança em prol dos direitos civis contra a desigualdade racial, Martin Luther King é menos conhecido por seu nome de nascimento ou por ter recebido um Grammy. Aqui estão cinco pontos sobre sua vida.

Martin Luther King Jr. discursou mais de duas mil vezes durante a sua vida. Entre suas ...

Martin Luther King Jr. discursou mais de duas mil vezes durante a sua vida. Entre suas palavras mais marcantes está o discurso "I Have a Dream" ("Eu tenho um sonho2), que foi proferido no Lincoln Memorial durante a Marcha sobre Washington (nos Estados Unidos), como mostra a foto.

Foto de James P. Blair

1. O nome de nascimento de Martin Luther King Jr. era Michael

Quando nasceu, MLK foi batizado como Michael King em homenagem a seu pai, segundo a Encyclopædia Britannica (uma prestigiosa plataforma informativa). No entanto, ele foi rebatizado cinco anos depois.

Em 1934o pai do futuro ativista, que era pastor, viajou para Berlim, na Alemanha, para participar de uma reunião da Aliança Batista Mundial (uma organização internacional de assessoria para batistas, fundada em 1905 em Londres, Inglaterra). Ao retornar, ele decidiu mudar seu nome e o de seu filho para o do histórico reformador protestante alemão Martinho Lutero (em alemão: Martin Luther).

2. Martin Luther King entrou na faculdade aos 15 anos e se formou aos 19

Luther King avançou duas séries e entrou na faculdade aos 15 anos de idade. Ele foi admitido no Morehouse College, uma universidade privada em Atlanta, Geórgia, em 1944, e se formou em 1948, aos 19 anos, com um diploma em Sociologia, segundo o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana – o único museu nacional dedicado exclusivamente à documentação da vida, história e cultura afro-americana nos Estados Unidos.

Ele continuou seus estudos no Seminário Teológico Crozer, em Chester, Pensilvânia. “Apesar de ter obtido uma nota C em uma aula de oratória, ele foi eleito presidente do corpo discente e se formou como o aluno de destaque de sua geração em 1951. Ele se matriculou no programa de doutorado da Universidade de Boston e obteve seu doutorado aos 25 anos”, acrescenta a fonte. 

mais populares

    veja mais
    Martin Luther King Jr. é recebido com um beijo por sua esposa, Coretta Scott King, após ...

    Martin Luther King Jr. é recebido com um beijo por sua esposa, Coretta Scott King, após sair do tribunal em Montgomery, Alabama, em 22 de março de 1956.

    Foto de Gene Herrick Domínio Público

    3. Após se casarem, Martin Luther King e sua esposa dormiram em uma funerária

    Durante sua estadia em Boston, King conheceu Coretta Scott, com quem se casou em 18 de junho de 1953. A cerimônia foi oficiada pelo pai do noivo, o pastor Martin Luther King Sr. 

    “No dia do casamento, após a cerimônia, eles tiveram dificuldade em encontrar um hotel que os deixasse passar a noite. Não porque os hotéis de Marion, Alabama, estivessem lotados, mas porque o sul segregacionista lhes negou a entrada, simplesmente por causa da cor de sua pele”, disse seu filho Martin Luther King III em uma postagem de 2020 nas redes sociais citada pelo jornal “Independent”.  

    Sem muitas opções, eles decidiram passar a noite em uma funerária, lembrou MLK III. Juntos, tiveram quatro filhos.

    Fotografia do Dr. Martin Luther King Jr. sendo preso em Montgomery, Alabama, Estados Unidos, por “vadiagem” ...

    Fotografia do Dr. Martin Luther King Jr. sendo preso em Montgomery, Alabama, Estados Unidos, por “vadiagem” em 1958.

    Foto de Associated Press Domínio Público

    4. Martin Luther King foi preso quase 30 vezes

    O ativista americano foi preso 29 vezes ao longo de sua vida. “As acusações contra ele (muitas das quais foram retiradas posteriormente) variavam de desobediência civil a infrações de trânsito”, informa o Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana.

    5. Além do Nobel, Luther King Jr. ganhou um Grammy

    Em 1964, aos 35 anos, o líder pacifista se tornou a pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz até então. O reconhecimento foi “por sua luta não violenta pelos direitos civis da população afro-americana”.

    Além disso, recebeu cinco títulos honoríficos e ganhou a Medalha Spingarn (concedida anualmente pela Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor) em 1957. Em 2004, Coretta Scott King e ele foram agraciados com a Medalha de Ouro do Congresso dos Estados Unidos, a máxima expressão de reconhecimento nacional por realizações e contribuições notáveis.

    Ele também ganhou postumamente o prêmio de Melhor Gravação de Palavra Falada na 13ª edição do Grammy Awards em 1971 por “Why I Oppose The War In Vietnam” (“Por que me oponho à Guerra do Vietnã”), um discurso proferido em 1967 na Igreja Riverside de Nova York, no qual ele convidava a “empreender uma revolução radical de valores”.

    Um registro do pastor e ativista político estadunidense Martin Luther King em visita à sede das ...

    Um registro do pastor e ativista político estadunidense Martin Luther King em visita à sede das Nações Unidas para apresentar uma nota forma contra a guerra no Vietnã em 15 de abril de 1967. 

    Foto de UN Photo/Teddy Chen

    O reverendo foi indicado outras duas vezes ao Grammy: em 1964, para “Melhor Gravação de Documentário, Palavra Falada ou Drama (Que Não Seja Comédia)” por “We Shall Overcome” (“Venceremos”) e, em 1969, para “Melhor Gravação de Palavra Falada” por “I Have A Dream” (“Eu Tenho Um Sonho”).

    O ativista foi assassinado a tiros em 4 de abril de 1968aos 39 anos, enquanto estava na varanda de um hotel em Memphis, Estados Unidos, durante uma greve dos trabalhadores da saúde da cidade. 

    “Durante os menos de 13 anos em que liderou o Movimento pelos Direitos Civis nos Estados Unidos, os afro-americanos alcançaram um progresso mais genuíno em direção à igualdade racial do que o que havia ocorrido nos 350 anos anteriores”, conclui o Centro Martin Luther King, Jr. para a Mudança Social Não Violenta, uma instituição fundada em 1968 por Coretta Scott King.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Saúde

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2026 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados