O que é o Universo?
Um mosaico panorâmico da Via Láctea.
O Universo é tudo, define a Nasa. “Ele inclui todo o espaço e toda a sua matéria e energia. Inclui até mesmo o próprio tempo e, claro, inclui você", explica a definição da agência espacial norte-americana.
O que faz parte do Universo?
O planeta Terra e a Lua, bem como o resto dos planetas do Sistema Solar e seus satélites, fazem parte do Universo. Da mesma forma, também é formado por asteroides, cometas, estrelas e exoplanetas (aqueles que estão fora do Sistema Solar).
Além disso, buracos negros, a Via Láctea, bilhões de galáxias "e todas as outras coisas que os astrônomos nem conseguem ver fazem parte do Universo", complementa o documento da Nasa.
Segundo a agência espacial norte-americana, não importa onde estejam, todas as pessoas estão no Universo, já que a Terra faz parte dele.
(Também pode lhe interessar: Fenômenos astronômicos de dezembro de 2022: onde e quando vê-los)
Qual é a idade do Universo?
Estima-se que o Universo tenha cerca de 13,8 bilhões de anos. Enquanto o Sistema Solar tem 4,6 bilhões de anos, a vida na Terra existe há cerca de 3,8 bilhões, e os humanos existem há apenas algumas centenas de milhares de anos. "Em outras palavras, o Universo existe aproximadamente 56 mil vezes mais antes de nossa espécie", reflete a Nasa.
A compreensão do que é o Universo, como ele funciona e quão vasto ele se configura se transformou ao longo dos séculos. No passado, as pessoas confiavam em mitos para explicá-lo.
(Veja também: O que foi o Big Bang?)
Posteriormente, os humanos começaram a aplicar a matemática, a escrita e novos princípios investigativos na busca do conhecimento. Esses princípios foram refinados ao longo do tempo como ferramentas científicas, eventualmente revelando pistas sobre a natureza do Universo.
“Com a tecnologia e o conhecimento avançando constantemente, e sem faltar imaginação, os humanos continuam a desvendar os segredos do cosmos”, diz a Nasa. No entanto, a maior parte do Universo permanece desconhecida.