O que é o universo

Por centenas de anos, as pessoas têm procurado explicações sobre o universo. Embora ainda haja muito a ser descoberto, já existe um conceito sobre ele. O que é e do que é composto?

Um mosaico panorâmico da Via Láctea.

Foto de SERGE BRUNIER ESO
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 29 de nov. de 2022 11:18 BRT

O universo é tudo, define a Nasa. “Ele inclui todo o espaço e toda a sua matéria e energia. Inclui até mesmo o próprio tempo e, claro, inclui você", explica a definição da agência espacial norte-americana.

O que faz parte do universo

O planeta Terra e a Lua, bem como o resto dos planetas do Sistema Solar e seus satélites, fazem parte do universo. Da mesma forma, também é formado por asteroides, cometas, estrelas e exoplanetas (aqueles que estão fora do sistema solar).

Além disso, buracos negros, a Via Láctea, bilhões de galáxias "e todas as outras coisas que os astrônomos nem conseguem ver fazem parte do universo", complementa o documento da Nasa.

Segundo a agência espacial norte-americana, não importa onde estejam, todas as pessoas estão no universo, já que a Terra faz parte dele.

(Também pode lhe interessar: Fenômenos astronômicos de dezembro de 2022: onde e quando vê-los)

Qual é a idade do universo

Estima-se que o universo tenha cerca de 13,8 bilhões de anos. Enquanto o sistema solar tem 4,6 bilhões de anos, a vida na Terra existe há cerca de 3,8 bilhões, e os humanos existem há apenas algumas centenas de milhares de anos. "Em outras palavras, o universo existe aproximadamente 56 mil vezes mais antes de nossa espécie", reflete a Nasa.

A compreensão do que é o universo, como ele funciona e quão vasto ele se configura se transformou ao longo dos séculos. No passado, as pessoas confiavam em mitos para explicá-lo.

(Veja também: O que foi o Big Bang?)

Posteriormente, os humanos começaram a aplicar a matemática, a escrita e novos princípios investigativos na busca do conhecimento. Esses princípios foram refinados ao longo do tempo como ferramentas científicas, eventualmente revelando pistas sobre a natureza do universo.

“Com a tecnologia e o conhecimento avançando constantemente, e sem faltar imaginação, os humanos continuam a desvendar os segredos do cosmos”, diz a Nasa. No entanto, a maior parte do universo permanece desconhecida.

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Espaço
Qual é a função da Lua na Terra?
Espaço
Fenômenos astronômicos de dezembro de 2022: onde e quando vê-los
Espaço
O que é um planeta?
Espaço
O que está acontecendo com a estrela Betelgeuse?
Espaço
Detectado asteroide potencialmente perigoso para a Terra

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados