Teoria cósmica abalada: matéria escura distorce aglomerados de galáxias mais que o imaginado

De acordo com o principal modelo da estrutura do universo, os aglomerados maiores não deveriam ser tão distorcidos como observado nos telescópios.

Essas podem ser as últimas explosões antes de o universo escurecer por completo

Se estiverem corretas as novas previsões sobre os vestígios de estrelas semelhantes ao Sol, tudo terminará com uma série de explosões seguidas por um lamento final.

Cosmos: Mundos Possíveis - Em breve, no National Geographic

Na imensidão do espaço, o número de histórias e mundos a serem explorados é infinito.

Universo está agindo de forma estranha, e ‘lentes’ cósmicas podem revelar motivo

Novo método para medir a velocidade da expansão do universo pode ajudar os astrônomos que lutam com uma possível crise na cosmologia.

Avistado 'fio' gigante de emissões de rádio ligando aglomerados de galáxias

Cientistas já previam que a estrutura de nosso universo se assemelha a uma enorme teia. Agora, pela primeira vez, conseguimos enxergar um dos fios.

101 | Origem do universo

Qual é a idade do universo, e como ele começou? Ao longo da história, inúmeros mitos e teorias tentaram explicar as origens do universos, mas a teoria do Big Bang é a explicação mais aceita.

Universo parece estar se expandindo mais rápido do que o esperado

Novas evidências aprofundam o mistério em torno da constante de Hubble, um dos números mais importantes na cosmologia.

Minúsculo planeta recém-descoberto pode revelar o destino final da Terra

A descoberta de um corpo rochoso que orbita uma estrela anã branca dá pistas de como poderá ser o nosso sistema solar em cerca de cinco bilhões de anos.

101| Universo Escuro

Um dos maiores mistérios do cosmo: entenda melhor o (pouco) que conhecemos sobre esse instigante componente do espaço.

Stephen Hawking (1942-2018)

O mundo perdeu uma de suas maiores estrelas. O físico tinha ensinamentos valiosos não só para a ciência, mas sobre a forma que vemos o universo.