Confira o raro alinhamento planetário da última semana de março de 2023

Não se preocupe se você perdeu a noite de pico para ver o espetacular alinhamento dos planetas. A National Geographic revela como vê-lo durante os próximos dias.

Por Amy McKeever
Publicado 29 de mar. de 2023, 16:40 BRT
planetary-alignment

Júpiter brilha sobre o Grand Canyon, nos Estados Unidos, com a brilhante estrela vermelha alaranjada Aldebaran à sua direita. Esta semana, o planeta pode ser visto alinhado com outros quatro no céu do sudoeste.

Foto de Babak Tafreshi Nat Geo Image Collection

Se você olhar para o céu ao pôr do sol durante a última semana de março, poderá ver MercúrioJúpiterVênusUranoMarte alinhados com a Lua. Mesmo que você tenha perdido o alinhamento em seu esplendor na terça-feira à noite, os especialistas dizem que ainda há tempo de vê-lo. 

Aqui está o que você precisa saber sobre o fenômeno astronômico incomum.

Alinhamento dos planetas: como vê-lo

Andrew Fazekas, autor principal do National Geographic Stargazer Atlas, explica que os cinco planetas aparecerão em linha diagonal no céu do sudoeste nesta quarta-feira (29/3). 

Se você utilizar binóculos, verá Mercúrio e Júpiter muito próximos no céu do Ocidente. 

“Se você seguir a linha diagonal mais para cima e para o oeste, verá o ponto brilhante de luz que é Vênus, seguido por uma luz verde suave que marca Urano”. O ponto mais alto do sudoeste, observa Fazekas, "é a cor avermelhada de Marte, fácil de encontrar a olho nu".

O hemisfério sul também será capaz de ver o alinhamento planetário, mas Fazekas diz que ele será realmente inclinado para o céu noroeste. 

Todos os cinco planetas devem ser visíveis durante o resto da semana. Entretanto, na próxima semana, Júpiter continuará em direção ao horizonte, enquanto Mercúrio subirá e se tornará mais fácil de ver sem binóculos.

Por que o alinhamento é tão raro?

De acordo com a Associated Press, não é raro ver grupos de planetas alinhados no céu noturno de vez em quando. Os planetas de nosso Sistema Solar orbitam constantemente em torno da estrela central e, às vezes, essas órbitas os alinham do mesmo lado do Sol sob a perspectiva da Terra. É aí que vemos um alinhamento.

Na verdade, no verão passado, vimos um alinhamento ainda mais raro de todos os principais planetas do sistema solar, incluindo os cinco que podem ser facilmente observados. A Terra não verá novamente um espetáculo celestial tão espetacular até 2040.

Entretanto, a boa notícia é que muitos outros eventos cósmicos nos esperam em 2023, desde a chuva de meteoros Lyrid, no final de abril, até um eclipse do anel de fogo em meados de outubro. Fique atento!

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados