9 fatos que você não sabia sobre Urano

O sétimo planeta do Sistema Solar também pode ser chamado de Gigante de Gelo. Por que ele tem a cor azul?

Imagens geradas por computador mapeiam a região pela qual a Voyager 2 passará (perto de Urano).

Foto de NASA
Publicado 16 de dez. de 2022, 17:00 BRT

Urano foi descoberto em 1781 pelo astrônomo germano-britânico William Herschel, que foi o primeiro a realizar a façanha de encontrar um planeta com o auxílio de um telescópio.

Composição de Urano

O “gigante do gelo” é composto de água, metano e amônia, embora seu núcleo seja rochoso. É um planeta cuja atmosfera é densa, está no estado sólido e líquido (gelo fluido) e tem uma temperatura mínima de -224,2°C. Seus ventos podem chegar a 900 quilômetros por hora, de acordo com a agência espacial Nasa.

A atmosfera de Urano contém hidrogênio e hélio, assim como Júpiter e Saturno. No entanto, a presença de metano o diferencia desses outros dois planetas – é este o gás que produz sua particular cor azulada.

Este diagrama ilustra o incomum eixo de rotação de Urano.

Arte de MARK SEIDLER

Fatos curiosos de Urano

O sétimo planeta do Sistema Solar contém múltiplas características que o tornam um dos corpos celestes mais curiosos. Estes são alguns fatos fornecidos pela Nasa:

1. Quando Urano foi localizado pela primeira vez no século 18, pensava-se que era um cometa por causa de seu movimento rápido no céu;
  2. Como o planeta está a 2,9 bilhões de quilômetros do Sol, toda a sua transição em torno da estrela leva 84 anos terrestres;
  3. O tamanho de Urano é quatro vezes maior que o tamanho da Terra. Segundo a Nasa, "se a Terra fosse uma grande maçã, Urano seria do tamanho de uma bola de basquete";
  4. Seu nome foi dado em homenagem a Urano, o deus grego do céu;
  5. Um dia em Urano, ou seja, a rotação em seu próprio eixo, dura 17 horas e 14 minutos;
  6. É o único planeta do Sistema Solar que gira 90° em relação ao plano de sua órbita, como se estivesse de lado;
  7. Até o momento, a Nasa reconhece 27 luas em órbita com Urano. Os nomes dos satélites fazem homenagem a personagens das obras de William Shakespeare e Alexander Pope;
  8. Ele gira na direção oposta a todos os planetas do sistema solar, com exceção de Vênus. Sua órbita ao redor do Sol é feita de leste para oeste;
  9. Tem 13 anéis, embora sejam mais fracos e difíceis de ver do que outros planetas anelados, como Saturno.