Planeta Ceres: 4 curiosidades sobre o planeta anão próximo da Terra
Durante muito tempo, Ceres foi considerado um asteroide. Anos depois, sua designação mudou: saiba mais sobre essa e outras curiosidades sobre este pequeno planeta.
Concepção artística do planeta anão Ceres, localizado no cinturão principal de asteroides, entre as órbitas de Marte e Júpiter.
Para além dos planetas, existem também diversos asteroides no Sistema Solar. De acordo com a Nasa (a agência de pesquisa e exploração espacial dos Estados Unidos), são conhecidos cerca de 1,3 milhões desses objetos celestes.
A maioria dos asteroides está localizada entre Marte e Júpiter, onde também se encontra o planeta Ceres. Ele foi o primeiro membro desse cinturão a ser descoberto – fato que ocorreu 1801 pelo astrônomo italiano Giuseppe Piazzi.
Descubra, abaixo, algumas curiosidades sobre Ceres:
1. O planeta anão Ceres já foi nomeado tanto como planeta quanto como asteroide
Como a Nasa afirma em seu site oficial, Ceres foi inicialmente classificado como um planeta. Porém, como foram encontrados mais objetos celeste na mesma região entre Marte e Plutão, ele foi renomeado como asteroide.
Muitos anos mais tarde, em 2006, em reconhecimento de suas qualidades planetárias, Ceres foi nomeado como um “planeta anão”, juntamente com Éris e Plutão.
Ceres é o único planeta anão localizado no Sistema Solar Interior (uma região que consiste nos planetas Mercúrio, Vênus, Terra e Marte). É também o planeta anão mais próximo da Terra, pois gira em torno do Sol em uma órbita entre Marte e Júpiter.
2. Ceres é o maior objeto do cinturão de asteroides
De acordo com dados obtidos pelo Telescópio Espacial Hubble, da Nasa, entre os anos de 2003 e 2004, esse planeta anão tem 940 quilômetros de diâmetro e compreende 35% da massa total do cinturão principal de asteroides.
(Leia também: Planetas que têm características muito semelhantes às da Terra)
3. Ceres é um dos corpos celestes mais ricos em água do Sistema Solar Interior
A baixa densidade de Ceres indica que ele tem aproximadamente 25% de gelo em massa.
Isso o torna o segundo corpo celeste mais rico em água no Sistema Solar interno (em quantidade absoluta de água), depois da Terra.
4. As particularidades da superfície de Ceres
Ceres tem uma variedade de características quanto ao seu terreno. Uma delas, por exemplo, é que o pequeno planeta está repleto de crateras. No entanto, ele é globalmente homogêneo e tem características brilhantes chamadas de "pontos luminosos", que são o produto de depósitos de carbono e outros sais que permanecem no planeta anão.
Além disso, conforme explica a Nasa, em uma visualização global os especialistas revelaram que a superfície de Ceres possui uma paisagem complexa com terrenos mais jovens e estruturas antigas.