Planetas que têm características muito semelhantes às da Terra

Embora até o momento a Terra seja o único planeta comprovadamente habitado por humanos, existem outros que são mais semelhantes do que você imagina. Descubra quais são eles.

O Telescópio Espacial Hubble orbita 340 milhas acima da Terra.

Foto de ESA
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 10 de ago. de 2023, 12:55 BRT

Terra existe há aproximadamente 4,5 bilhões de anos. Como explica a Nasa (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço), nos Estados Unidos, a atmosfera da Terra contém grandes quantidades de nitrogênio, que é espesso o suficiente para manter as temperaturas quentes do planeta e torná-lo habitável para os seres humanos. Ela também tem uma alta proporção de oxigênio para sustentar a respiração. 

Ao longo dos anos, os avanços tecnológicos levaram a pesquisas sobre o espaço e o Universo além do Sistema Solar, mostrando a descoberta de planetas que compartilham certas características com a Terra.

Quais planetas são semelhantes à Terra

Embora existam milhares de planetas que foram descobertos ao longo dos anos e dos avanços tecnológicos, somente alguns compartilham semelhanças com o planeta Terra.

A Nasa desenvolveu vários métodos e equipamentos para suas investigações, incluindo o Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS), que encontrou um planeta semelhante à Terra dentro da "zona habitável" de sua estrela, TOI 700 d, cerca de 20% maior que a Terra. Sua órbita é de 37 dias e sua estrela fornece a ele 86% da energia que o Sol fornece ao nosso planeta.

Outro exoplaneta que compartilha as mesmas características e foi descoberto pela espaçonave Kepler da Nasa é o Kepler-452b. De acordo com a agência americana, ele é maior em tamanho e orbita uma estrela G2, e tem semelhanças na proporção de tamanho entre o Sol e o planeta Terra. 

Sua localização dentro do sistema estelar torna sua temperatura adequada para a existência de água líquida e também está dentro da "zona habitável". Um ano lá dura 385 dias. A estrela-mãe é 20% mais brilhante e 10% maior do que o Sol em relação à Terra.

(Leia também: Qual é a função da Lua na Terra?)

Marte é um planeta habitável?

O chamado Planeta Vermelho, por causa do ferro enferrujado no solo, tem estações, vulcões, um clima e um registro de água salgada líquida em algumas de suas áreas. Entretanto, devido às condições de seu terreno gelado, ele não suporta a vida como a conhecemos. Sua superfície foi bastante modificada por vulcões, reações químicas e movimentos da crosta terrestre.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados