Qual será o primeiro eclipse de 2024?

No próximo ano, os entusiastas da astronomia poderão vivenciar um total de quatro eclipses.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 26 de dez. de 2023, 12:05 BRT, Atualizado 8 de abr. de 2024, 12:22 BRT
Uma nuvem passa sobre parte da lua nesta vista do Cabo Kennedy, EUA.

Foto de Otis Imboden

Os eclipses têm sido uma fonte de curiosidade humana ao longo da história. No passado, algumas pessoas entendiam esses eventos como a resposta de um "Deus irado", que escondia a luz do Sol dos seres humanos.

Com o tempo, a astronomia encontrou uma explicação científica para a ocorrência desses eventos. Na verdade, de acordo com a agência espacial norte-americana, a Nasa, esses fenômenos contribuíram para a formulação das primeiras leis universais da física para entender a estrutura do Sol e seu desempenho no Sistema Solar

Eclipses: por que esse fenômeno ocorre?

Conforme explica a agência espacial, os eclipses ocorrem quando o Sol, a Lua e a Terra estão parcial ou totalmente alinhados sob a perspectiva da Terra.

Em um eclipse solar, a Lua está posicionada entre a Terra e o Sol, bloqueando parcial ou totalmente sua luz. Em um eclipse lunar, a Terra fica entre seu satélite e a estrela mais importante do Sistema Solar, lançando sua sombra sobre a Lua até obscurecê-la

(Talvez você se interesse por: Laika: o primeiro ser vivo a ser enviado ao espaço

Quando ocorrerá o primeiro eclipse de 2024?

O primeiro eclipse de 2024 está previsto para ocorrer, segundo a Nasa, em 25 de março, quando haverá um eclipse lunar penumbral que será visível em todas as Américas.

De acordo com informações divulgadas pela agência espacial, durante um eclipse lunar total, a Lua fica completamente imersa na parte mais escura da sombra da Terra (conhecida como umbra).

No entanto, em um eclipse penumbral, como o que ocorrerá em março de 2024, a Lua passará pela parte externa e mais fraca da sombra projetada pela Terra e sua luminosidade diminuirá ligeiramente, dificultando a percepção do fenômeno.

Esse evento será o primeiro de um total de quatro eclipses durante o ano. De acordo com a Nasa, em 2024 haverá dois eclipses lunares (em março e setembro) e dois eclipses solares (um eclipse solar total em abril - visto somente na América do Norte - e outro em outubro).