A maior lua de Saturno, Titã, parece pequena quando comparada com Dione, a quarta maior lua ...

Conheça 5 curiosidades sobre as luas de Saturno

Além de contar com seus famosos anéis, o grande e belo planeta também possui diversas luas ao seu redor tão fascinantes quanto ele.

A maior lua de Saturno, Titã, parece pequena quando comparada com Dione, a quarta maior lua de Saturno, nesta foto feita da espaçonave Cassini da Nasa.

Foto de NASA JPL Caltech, Space Science Institute
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 14 de mar. de 2024, 15:00 BRT

planeta Saturno se destaca no Sistema Solar por seu tamanho – é o segundo maior, de acordo com a Nasa (a agência de pesquisa e exploração espacial dos Estados Unidos) – e, claro, por seus belíssimos anéis que fazem dele um corpo celeste único e tão admirado. 

Só que o sexto planeta desde o Sol também chama atenção por possuir em sua órbita diversas luas com características bem variadas, de grandes a pequenas. Conheça um pouco mais sobre as luas de Saturno e aproveite para “viajar” pelos arredores deste interessante planeta. 

1. Saturno é o planeta que mais possui luas do Sistema Solar 

Desde junho de 2023a Nasa afirma que Saturno possui 146 luas. Por conta disso, é considerado atualmente o planeta com o maior número de luas do que qualquer outro do Sistema Solar.

As pesquisas e observações das luas de Saturno são bem antigas, sendo que oficialmente a primeira descoberta foi feita em 1655 pelo astrônomo holandês Christiaan Huygens, que descobriu a lua Titan, conforme afirma a própria agência norte-americana.

2. A maior lua de Saturno é a Titan, que é do tamanho do planeta Mercúrio

A maior lua de Saturno se chama Titan (e também é a primeira a ser descoberta). Ela é tão grande que possui o tamanho aproximado do planeta Mercúrio, conforme a Nasa. Já segundo a Encyclopædia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido), a Titan é a única lua do Sistema Solar conhecida por ter nuvens, uma atmosfera densalagos líquidos

O diâmetro de seu corpo sólido é de 5.150 km – o que a torna, depois da lua Ganimedes de Júpiter, a segunda maior lua do Sistema Solar. A Britannica explica que seu interior é formado por uma mistura de materiais rochosos (silicatos) e gelos, sendo que o último provavelmente é gelo de água misturado com amônia e metano congelados. 

Além disso, sua superfície é coberta por uma espessa névoa vermelho-amarronzada, permanecendo em grande parte um mistério até a missão de exploração do sistema saturniano pela Cassini-Huygens, realizada em conjunto por Nasa, ESA (Agência Espacial Europeia) e ASI (Agência Espacial Italiana).  

As observações da Cassini-Huygens mostraram que a lua Titan tem uma topografia de superfície complexa esculpida por precipitação, líquidos fluidos, vento, impactos e uma possível atividade vulcânica e tectônica – muitos dos mesmos processos que moldaram a superfície da Terra.

Foto em close da lua Enceladus, que orbita ao redor de Saturno. 

Foto de NASA JPL, Space Science Institute

3. A menor lua de Saturno é a Enceladus e a mais próxima se chama Pan 

A menor lua de Saturno é a Enceladus que é realmente pequena,  não sendo maior do que uma arena esportiva, conforme o site da Nasa. 

A  pequena lua Enceladus tem um oceano global sob uma casca espessa e gelada, sendo que gêiseres dessa lua soltam gases que saem desse mundo oceânico e adicionam material ao anel E de Saturno – o que, de acordo com a Nasa – dá pistas de que seu oceano subterrâneo de água salgada pode ser um possível habitat para a vida.

Já a lua localizada mais próxima de Saturno é a lua Pan, que fica a cerca de 134 mil km de distância do planeta. A Nasa conta que Pan foi descoberta por M.R. Showalter em 1990, usando imagens tiradas pela espaçonave Voyager 2, nove anos antes. A lua Pan tem um raio médio de 14,1 km e orbita o planeta estando próxima ao anel A de Saturno

Como orbita Saturno a cada 13,8 horas, ela atua como uma lua pastora – que conduz e molda partículas dos anéis de Saturno.

4. As luas de Saturno têm sido estudadas em várias missões espaciais de diversas agências

As luas de Saturno foram objetos de observação e estudo de várias sondas e missões espaciais não tripuladas. Elas foram colocadas sob os holofotes durante as passagens por Saturno das sondas espaciais da Nasa Voyager 1 (que está no espaço desde 1977) e Voyager 2 (também lançada em 1977; as sondas Pioneer 10 e Pioneer 11 nas décadas de 1970 e 1980. 

Só que somente quando a missão Cassini-Huygens chegou ao planeta, em 2004, que começaram a ver as luas de Saturno sob uma luz totalmente nova e muito mais detalhada. Por mais de dez anos, a Cassini observou Saturno e sua família de variadas luas, fornecendo ao mundo informações essenciais sobre essas luas.  

Em 2023, um novo estudo em conjunto de uma equipe de cientistas de vários países revelou novas e surpreendentes informações sobre essas luas.

5. Em 2023 foram descobertas mais 62 luas de Saturno

 O ano de 2023 mudou o status das luas de Saturno, já que foram descobertas mais 62 luas na órbita do planeta

As novas luas foram descobertas por uma equipe liderada por Edward Ashton, um pós-doutorando do Asiaa (Instituto de Astronomia e Astrofísica da Academia Sinica), em de Taiwan, que usou uma técnica chamada "shift and stack" (deslocamento e empilhamento, em tradução livre) para encontrar luas menores ao redor de Saturno. 

A pesquisa contou com uma equipe internacional de astrônomos de diversos países, incluindo pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá. Eles anunciaram em maio de 2023 a descoberta de 62 novas luas em órbita do planeta gigante – uma descoberta reconhecida pela Nasa e demais órgãos internacionais de estudos espaciais. 

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados