Sem casa, sem esperança

Há gerações, membros da minoria muçulmana rohingya fogem da repressão violenta em Mianmar, um país budista. Nos campos de refugiados de Bangladesh, a vida continua sombria.

Por Brook Larmer
fotos de William Daniels
Publicado 8 de nov. de 2017, 20:36 BRST, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT
Rohingya_Migrantes
Uma refugiada do acampamento de Kutupalong: a maioria dos rohingyas que moram nessa área fugiu de uma campanha de terror em Mianmar, deflagrada pelos militares locais entre 2016 e 2017.
Foto de William Daniels, National Geographic

Dance!”, grita o ofi cial do Exército, balançando uma arma em direção à garota trêmula. Afifa, de apenas 14 anos, foi encurralada em um campo com dezenas de meninas e mulheres – todas do grupo muçulmano rohingya. Soldados invadiram a sua vila, no oeste de Mianmar, naquela manhã, em outubro passado. Os homens, temendo por suas vidas, correram floresta adentro para se esconder.

Molia Banu, 60, chegou em Kutupalong cerca de dois meses antes desta foto. Ela e suas filhas fugiram quando as forças armadas começaram a queimar a casa vizinha. Ainda sofrendo pela operação para retirada de um tumor, Banu sustenta a família pedindo dinheiro na estrada principal.
Foto de William Daniels, National Geographic

Após suportar uma revista invasiva, Afifa assiste aos soldados arrastarem duas mulheres para um arrozal antes de os outros se voltarem para ela. “Se você não dançar agora, vamos te matar”, adverte o homem. Segurando as lágrimas, Afifa obedece. Os militares batem palmas ritmadamente, e o oficial desliza o braço ao redor da cintura da menina. “Melhor assim, não é?”, diz ele, com um sorriso aberto.

mais populares

    veja mais
    De manhã, membros de uma família se aquecem em volta do fogo em um beco em Kutupalong. Refugiados constroem as suas cabanas com ramos, folhas e lonas pretas. Muitos desses abrigos frágeis foram arruinados em maio por um ciclone.
    Foto de William Daniels, National Geographic

    O encontro relembrado por Afi fa marcou o início, em 2016, de uma onda de brutalidade contra os rohingyas, estimados em 1,1 milhão, e que vivem agora, precariamente, no estado de Rakhine, em Mianmar. Eles são uma das minorias mais perseguidas do mundo. São muçulmanos em uma nação dominada por budistas. Os rohingyas declaram-se indígenas, e muitos são descendentes de colonos que chegaram no século 19 e no início do 20. Em 1982, o governo militar despojou-os da sua cidadania. Eles são considerados imigrantes ilegais em Mianmar, bem como no país vizinho, Bangladesh, para onde fogem.

    Sem acesso às instalações de saúde de Bangladesh, mulheres com um bebê desnutrido aguardam médicos que trabalham para organizações internacionais.
    Foto de William Daniels, National Geographic

    Cinco anos atrás, confrontos entre budistas e islamitas deixaram centenas de mortos. Com as suas mesquitas e vilas incendiadas, 120 mil rohingyas foram forçados a migrar para campos de refugiados em Mianmar. Em outubro de 2016, os militares birmaneses colocaram em ação uma campanha de terror de quatro meses que incluiu, de acordo com as Nações Unidas e organizações de direitos humanos, execuções, detenções em massa, destruição de vilas e estupro sistemático. A ofensiva do Exército, que começou após um ataque a postos fronteiriços por suspeitos militantes rohingyas e que deixou nove policiais mortos, desencadeou um êxodo de cerca de 74 mil pessoas para campos na fronteira com Bangladesh. 

    Alguns rohingyas vivem fora dos refúgios próximos à cidade de Cox’s Bazar. Este homem mora em um acampamento na Baía de Bengala, perto de árvores plantadas por um hotel para turistas atraídos pela praia.
    Foto de William Daniels, National Geographic

    Confira a reportagem completa: Sem casa, sem esperança na edição de outubro de 2017 da revista National Geographic Brasil.
    Publicada por ContentStuff.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados