Fotografia

A paixão pelo futebol atingiu pessoas em diversos lugares do mundo no último século

Veja amantes desse esporte ao redor do planeta em fotos atemporais de nossos arquivos. Quinta-feira, 14 Junho

Por Lauren O'Brien

Campos de futebol vêm em vários formatos, de becos às praias, de campos verdes a estádios de bilhões de dólares. Independentemente do cenário, as regras do jogo são as mesmas: encontre uma bola – ou qualquer coisa redonda –, separem-se em times, chute no gol e comemore.

Esse esporte – chamado de futebol, football ou soccer, dependendo de onde está sendo jogado – é o mais popular do mundo, unindo jogadores novatos, atletas profissionais e grandes fãs. Apesar dos fãs seguirem seus times preferidos ao longo do ano, a cada quatro anos o mundo se une por um mês para assistir um torneio internacional desse jogo venerado mundialmente.

A Copa do Mundo da FIFA começou no Uruguai em 1930 com 13 times competindo pelo título de campeão. Hoje, a Copa cresceu muito e 32 países jogam para determinar qual time nacional vai chegar ao topo. Apesar da turbulência política fora do campo, a Copa do Mundo continua sendo amada por bilhões. Na verdade, mais de três bilhões de pessoas assistiram à competição de 2014, demonstrando por que o esporte é considerado o jogo do povo.

Além do seu impacto atlético, a influência do futebol é sentida muito além do campo. É usado como ferramenta para desenvolvimento econômico, igualdade de gêneros e educação de saúde – traduzindo a alegria do jogo em um catalisador para mudança social e crescimento da comunidade.

Para celebrar esse querido esporte global, nós buscamos nos arquivos da National Geographic e encontramos fotos atemporais de pessoas do mundo inteiro assistindo aos jogos.

Continuar a Ler