Espiões bíblicos revelados em mosaico de 1,5 mil anos

Uma antiga representação dos espiões de Moisés em Canaã foi descoberta em uma sinagoga “inigualável” em Israel.

Por Kristin Romey
Publicado 11 de jul. de 2018, 15:44 BRT, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT
A antiga inscrição em hebraico “dois homens sobre uma verga” faz referência à história bíblica em ...
A antiga inscrição em hebraico “dois homens sobre uma verga” faz referência à história bíblica em que Moisés envia espiões à Canaã. Eles retornam com cachos de uvas tão grandes que são necessários dois homens para carregá-los.
Foto de Oded Balilty, National Geographic

A Arca de Noé, a divisão do Mar Vermelho e até, talvez, uma visita de Alexandre, o Grande. Desde 2012, estas coloridas imagens emergem lentamente enquanto arqueólogos escavam o detalhado piso em mosaico de uma sinagoga de 1,5 mil anos na região da Baixa Galileia, em Israel.

Os últimos a roubarem a cena? Os espiões de Moisés. 

O mosaico, que retrata dois homens carregando uma verga repleta de uvas, foi recentemente descoberto durante as investigações ainda em andamento em Huqoq, local de escavação da sinagoga, conforme uma declaração emitida essa semana pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill. Uma inscrição em hebraico acima dos homens diz “dois homens sobre uma verga”, referência à passagem bíblica Números 13:23.

No Livro dos Números, Moisés envia olheiros para a região de Canaã após o êxodo do Egito. Os espiões retornam com contos de terras abundantes em leite e mel, com cachos de uvas tão grandes que necessitam de dois homens para carregá-los. No entanto, a maioria dos espiões não estava certo se poderiam conquistar Canaã e acabam perdidos no deserto por 40 anos.

Arqueólogos realizam as escavações da sinagoga na antiga região de Huqoq, em Israel, desde 2012
Foto de Oded Balilty, National Geographic

A descoberta “inigualável” em Huqoq contradiz a ideia que os povoados judeus na Galileia tenham sofrido com a crescente influência do Cristianismo na região, diz a arqueóloga Jodi Magness, diretora das escavações em Huqoq. A arte encontrada na sinagoga não é apenas de excepcional qualidade, mas também destaca uma rica cultura visual em uma época em que as imagens foram supostamente banidas da arte judaica.

Os mosaicos de Huqoq, escavados com apoio da National Geographic Society, continham até mesmo uma cena que não era bíblica, que Magness acredita representar a lendária visita de Alexandre, o Grande à região.

“Isso ajuda a aprimorar o que sabemos sobre o judaísmo na antiguidade tardia, além de mostrar como é vibrante, dinâmico e diverso”, ela diz.

Embora as escavações em Huqoq devam continuar em 2019, Magness evita especular o que ainda podem encontrar: “Não posso dizer o que esperamos encontrar, uma vez que tudo o que encontramos foi inesperado.”

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados