Dia Mundial do Saneamento: qual é a sua importância

A data que acontece em 19 de novembro busca gerar consciência sobre a importância do saneamento básico para a saúde.

Justine Ammendolia investigando a variação intracolonial nas faixas de forrageamento e locais de aves marinhas do Ártico. Nunavut, Canadá.

Foto de JUSTINE AMMENDOLIA
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 18 de nov. de 2022, 15:39 BRT

Cerca de 3,6 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso ao saneamento básico administrado com segurança, alerta a Organização das Nações Unidas (ONU).

Para tornar essa situação visível, desde 2013 a entidade criou o Dia Mundial do Saneamento em 19 de novembro. O objetivo desta data é aumentar a conscientização na tomada de medidas para enfrentar a crise global de saneamento e alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): saneamento e água para todos até 2030.

A ausência de banheiros gera consequências nas águas subterrâneas

O tema da campanha da OMS deste ano é "Tornar visível o recurso invisível" e está centrada nos efeitos da crise do saneamento nas águas subterrâneas.

Segundo as Nações Unidas, “um sistema de saneamento inadequado pode colocar em risco a disseminação de dejetos humanos em rios, lagos e solos, contaminando assim os recursos hídricos subterrâneos”.

“Colocar em risco as águas subterrâneas é colocar em risco a fonte mais abundante de água doce do mundo que sustenta o abastecimento de água potável, sistemas de saneamento, agricultura, indústria e ecossistemas”.

(Você também pode estar interessado em: Quais são os principais tipos de poluição ambiental?)

Um banheiro ao ar livre na zona rural do Haiti.

Um banheiro ao ar livre na zona rural do Haiti.

Foto de Andrea Bruce

A crise mundial de saneamento afeta os Direitos Humanos 

A presença de banheiros de má qualidade tem um efeito devastador na saúde global, alerta o site do Dia Mundial do Saneamento. “Todos os dias, mais de 800 crianças morrem de diarréia relacionada à falta de água, saneamento e falta de higiene.”

Quando os excrementos humanos não são tratados, contaminam as comunidades e a água utilizada para beber. Assim, são afetadas a higiene, o lazer e a produção de alimentos.

O site do Dia Mundial resume: “Esta crise tem um impacto profundo na saúde pública, no desempenho educacional, na produtividade econômica e na integridade ambiental. Para mulheres e meninas em particular, a humilhação, o desconforto e o perigo de não ter acesso a saneamento administrado com segurança é uma barreira à sua plena participação na sociedade”.

Diante desse cenário, a campanha da ONU deste ano insiste que os governos trabalhem, em média, quatro vezes mais rápido, pois o acesso ao saneamento administrado com segurança é a base da saúde pública e é essencial para a realização de todos os outros Direitos Humanos.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados