Dia Mundial do Saneamento: qual é a sua importância

A data que acontece em 19 de novembro busca gerar consciência sobre a importância do saneamento básico para a saúde.

Justine Ammendolia investigando a variação intracolonial nas faixas de forrageamento e locais de aves marinhas do Ártico. Nunavut, Canadá.

Foto de JUSTINE AMMENDOLIA
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 18 de nov. de 2022 15:39 BRT

Cerca de 3,6 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso ao saneamento básico administrado com segurança, alerta a Organização das Nações Unidas (ONU).

Para tornar essa situação visível, desde 2013 a entidade criou o Dia Mundial do Saneamento em 19 de novembro. O objetivo desta data é aumentar a conscientização na tomada de medidas para enfrentar a crise global de saneamento e alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): saneamento e água para todos até 2030.

A ausência de banheiros gera consequências nas águas subterrâneas

O tema da campanha da OMS deste ano é "Tornar visível o recurso invisível" e está centrada nos efeitos da crise do saneamento nas águas subterrâneas.

Segundo as Nações Unidas, “um sistema de saneamento inadequado pode colocar em risco a disseminação de dejetos humanos em rios, lagos e solos, contaminando assim os recursos hídricos subterrâneos”.

“Colocar em risco as águas subterrâneas é colocar em risco a fonte mais abundante de água doce do mundo que sustenta o abastecimento de água potável, sistemas de saneamento, agricultura, indústria e ecossistemas”.

(Você também pode estar interessado em: Quais são os principais tipos de poluição ambiental?)

Um banheiro ao ar livre na zona rural do Haiti.

Foto de Andrea Bruce

A crise mundial de saneamento afeta os Direitos Humanos 

A presença de banheiros de má qualidade tem um efeito devastador na saúde global, alerta o site do Dia Mundial do Saneamento. “Todos os dias, mais de 800 crianças morrem de diarréia relacionada à falta de água, saneamento e falta de higiene.”

Quando os excrementos humanos não são tratados, contaminam as comunidades e a água utilizada para beber. Assim, são afetadas a higiene, o lazer e a produção de alimentos.

O site do Dia Mundial resume: “Esta crise tem um impacto profundo na saúde pública, no desempenho educacional, na produtividade econômica e na integridade ambiental. Para mulheres e meninas em particular, a humilhação, o desconforto e o perigo de não ter acesso a saneamento administrado com segurança é uma barreira à sua plena participação na sociedade”.

Diante desse cenário, a campanha da ONU deste ano insiste que os governos trabalhem, em média, quatro vezes mais rápido, pois o acesso ao saneamento administrado com segurança é a base da saúde pública e é essencial para a realização de todos os outros Direitos Humanos.

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

História
Qual a origem do origami?
História
O que é canibalismo?
História
O que aconteceu depois da queda do Muro de Berlim
História
O que foi a Guerra Fria?
História
O que é o Dia dos Mortos?

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados