Beleza, história e lenda dos chupa-cabras: conheça essa rota mágica em Porto Rico

De petróglifos centenários a centros cerimoniais sagrados nas montanhas, a Rota Taína de Porto Rico contém a história real de uma cultura indígena que foi quase extinta.

A Rota Taína oferece um vislumbre dos centros cerimoniais, túmulos e cavernas repletas de petróglifos, como esta em Arecibo, que ajudou a definir as origens culturais de Porto Rico.

Foto de Russell Kord Alamy Stock Photo
Por Rebecca Toy
Publicado 29 de nov. de 2022, 10:12 BRT

Nas profundezas do exuberante planalto central de Porto Rico, encontra-se uma história oculta que vai muito além da lenda do chupa-cabra, um mítico cão do diabo sugador de sangue que há muito é acusado de matar gado e animais de estimação.

Esta região remota é um excelente campo de caça para criptozoólogos – pessoas que procuram por criaturas míticas – mas para os viajantes que procuram uma aventura mais tangível, uma jornada por essas montanhas revela uma experiência muitas vezes esquecida: a Rota da Taína. 

De petroglifos antigos escondidos em cavernas à beira-mar a centros cerimoniais sagrados nas montanhas, esta trilha de 64 quilômetros explora a cultura da comunidade indígena taíno da ilha, usando a Rodovia 10 para cortar um caminho de Arecibo, na costa norte, até Ponce na costa sul.

O povo taíno descende de comunidades migratórias de língua arawak, da América do Sul. Embora se acredite que tenham sido exterminados após a conquista espanhola, os taíno continuam a resistir nas ilhas das Antilhas do Caribe, na Colômbia e na Venezuela.

O legado do povo taíno está entretecido na identidade de Porto Rico, desde os pastéis, mandioca recheada com carne e vegetais, até a tradicional tecelagem de redes usando plantas de maguey. Até mesmo o apelido usado para se identificar como porto-riquenho, boricua, vem da palavra taíno Borinquen

Christina Gonzalez, pesquisadora do Projeto de Legados Indígenas do Caribe do Smithsonian Institution, escreve que entender a maneira taíno de respeitar o mundo vivo não é apenas sobre o passado ou espaços sagrados específicos, mas também a sobrevivência do planeta. “O que quer que aconteça com o ressurgimento taíno avançando, suas expressões espirituais sobreviventes e reacendidas apontam para um mundo desejado e necessário onde o futuro é ancestral, o futuro é antigo, o futuro é Atabey”, um dos dois espíritos ancestrais supremos da religião taíno.

Desde 2016, uma colaboração entre arqueólogos, o Instituto de Cultura de Porto Rico e conservacionistas locais tenta promover esse legado por meio da trilha do patrimônio. Como os grupos taínos pedem mais inclusão na forma como sua narrativa é contada, surgem oportunidades para os viajantes mergulharem na cultura taíno. 

Quer você alugue um carro e vá no seu próprio ritmo ou participe de um passeio, aqui é onde você pode se conectar com os costumes que ajudaram a moldar esta ilha complexa – e onde ficar de olho nos chupa-cabras ao longo do caminho.

Espaços selvagens e sagrados

Algumas das maiores concentrações de petróglifos da ilha residem na Rota Taína, começando na caverna marinha Cueva del Indio, perto do norte de Arecibo, a 45 minutos de carro de San Juan, até um local cerimonial na costa sul perto de Ponce. Mais do que símbolos intrigantes, essas gravuras de rostos, animais e figuras divinas dos séculos 7 a 15 fornecem informações sobre a história taíno, principalmente oral. Embora valha a pena visitar os locais costeiros ao longo dos pontos finais da rota, a verdejante seção do meio captura a essência das tradições espirituais da comunidade.

Dezenas de petróglifos pré-colombianos pontilham as paredes da Cueva del Indio, um local que já foi usado pelo povo taíno para reuniões espirituais.

Foto de Brian Overcast Alamy Stock Photo

Em uma clareira na montanha a oeste da cidade central da trilha de Utuado, vários pátios são ladeados por pedras de granito gravadas em petróglifos, algumas pelo menos na altura da cintura, no Caguana Cerimonial Indigenous Heritage Center. Essas praças, chamadas bateyes, são consideradas locais sagrados para danças rituais, práticas devocionais e jogos de bola cerimoniais. 

“Taíno significa literalmente 'gente boa'”, diz Roberto Múkaro Agüeibaná Borrero, presidente da Confederação Unida do Povo Taíno (UCTP, na sigla em inglês). “A maneira como você interage e as cerimônias nas quais a comunidade participava é o que os tornava 'taíno'.”

Os petróglifos em Caguana também são alguns dos mais vívidos das ilhas das Antilhas, de acordo com Yvonne Narganes, diretora do Centro de Pesquisa Arqueológica da Universidade de Porto Rico. “Eles são impressionantes, sugerindo uma tradição mitológica muito antiga e complexa”, diz Narganes.

mais populares

    veja mais
    À esquerda: No alto:

    Os pátios do Centro Cerimonial do Patrimônio Indígena Caguana, chamados bateyes, forneciam um local sagrado para danças rituais, práticas devocionais e jogos de bola cerimoniais para o povo Taíno.

    À direita: Acima:

    Pedras de granito gravadas com petroglifos revestem um dos vários pátios do Centro Cerimonial de Patrimônio Indígena Caguana.

    fotos de Walter Bibikow Getty Images

    A mais famosa é a figura agachada de Atabey, descrita como a mãe da criação e a consciência da terra. Sua figura proeminente é um lembrete crucial de que tudo está vivo e conectado para os taínos.

    A leste fica a região de Jayuya, batizada em homenagem ao cacique taíno Hayuya e conhecida como a capital indígena da ilha. Aqui, Três Picachos, a montanha de três picos reverenciada pelos taínos, paira sobre um dos pontos mais populares da rota. 

    Uma caminhada bem marcada leva os viajantes a uma rocha de 4 metros de altura, coberta de petróglifos, chamada La Piedra Escrita, ou a “Pedra Escrita”. Não é apenas o tamanho desse artefato ou o grande número de petroglifos perto de seu topo que atrai multidões. A Pedra Escrita fica no rio Saliente, criando uma piscina natural que ajuda os visitantes a entender o respeito dos taínos por um mundo interconectado. 

    No final da estrada está o Museo el Cemi. O design deste museu de três pontas combina com os artefatos que exibe – o cemí. Normalmente esculpidas em pedra, essas estatuetas espirituais representam e incorporam espíritos guardiões ancestrais. Como os picos das três montanhas sagradas, a maioria dos cemís também tem três pontos que representam a criação e os reinos espirituais dos vivos e dos mortos que se sobrepõem.

    A rota termina em Ponce, perto da região dos índios onde hoje vive uma grande população taíno. Rivalizando com o tamanho de Caguana, as escavações continuam no Centro Cerimonial Indígena de Tibes. Até agora, os arqueólogos descobriram artefatos pré-taíno e taíno datados de 25 DC, que podem ser explorados no museu local.

    Folclore, espíritos e lendas

    Criaturas vampíricas e ghouls assombraram a “Ilha do Encantamento” muito antes de Porto Rico ser o centro do palco para uma caçada internacional de chupa-cabras, em 1995. Os taínos acreditavam em hupia, ou os espíritos dos mortos. 

    Esses metamorfos podiam assumir a forma de corujas, morcegos e humanos, que surgiam à noite com motivações às vezes sinistras. A mais famosa hupia, uma lenda urbana popularizada no romance Jurassic Park, de 1990, era uma besta vampírica raivosa que sequestrava crianças pequenas após o pôr-do-sol.

    Várias bestas vampíricas foram supostamente avistadas à espreita nas densas terras altas da floresta tropical de Utuado, uma parada na Rota Taína de 64 quilômetros.

    Foto de Amy Toensing Getty Images

    Em 1975, perto de Moca, Porto Rico, um humanóide sugador de sangue, parecido com um morcego, teria matado o gado. Um novo criptídeo vampiro chamado Gárgula surgiu em 2018, perto de Barceloneta. Esse predador alado e bípede cheirava a enxofre como seu antecessor, o chupacabra. Quer as pessoas acreditem ou não nas feras, a lenda do chupacabra se enraizou nessas colinas, acrescentando à história de terras que ainda ressoam a magia folclórica.

    Possibilidades futuras 

    De acordo com Melina Aguilar, uma guia turística da Isla Caribe, a existência de locais históricos porto-riquenhos com mais de 500 anos é surpreendente para a maioria dos visitantes – e muitos porto-riquenhos. “Não é só que as pessoas ficam surpresas com o que veem quando chegam aqui, é o que está aqui para ser visto em primeiro lugar”, diz ela. “E há mais subterrâneo.”

    Locais não escavados e mais restauração precisam de mais financiamento, mas os efeitos devastadores dos furacões Maria, em 2017, e Fiona, em 2022, dificultam o crescimento da infraestrutura. As regiões já isoladas ao longo da trilha são algumas das últimas a ter os serviços públicos restaurados e os danos removidos. 

    Mas o crescimento é possível, principalmente porque os ativistas taínos buscam cogestão para trazer conhecimento ancestral para os locais. “Por que é que as pessoas que não têm ligação com o nosso património conseguem dizer-nos quem somos e como apresentar o nosso património?”, questiona Agüeibaná Borrero. “Sentimos como povo taíno que temos obrigações e responsabilidades com a terra e com nossos ancestrais.”

    Borrero diz que a UCTP e outras organizações estão trabalhando na criação de um centro comunitário centralizado dirigido por pessoas taínas e um diretório de empresas taínas. Ele convida os visitantes interessados ​​em se conectar com os locais para passeios, histórias orais e insights culturais para entrar em contato com a UCTP.

    Rebecca Toy é uma escritora de Kansas City que cobre viagens, história e cultura. Encontre-a no Instagram e no Twitter.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados