Quem foi São Patrício e por que seu dia é comemorado?

Considerado um santo pela Igreja Católica, o missionário teria realizado diversos milagres, tais como expulsar as cobras da Irlanda.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 17 de mar. de 2023, 17:20 BRT, Atualizado 8 de mar. de 2024, 13:00 BRT
Detalhe de São Patrício com um trevo em um vitral no Smith Museum of Stained Glass ...

Detalhe de São Patrício com um trevo em um vitral no Smith Museum of Stained Glass no Navy Pier em Chicago.

Foto de Thad Zajdowicz

São Patrício (Saint Patrick, em inglês) nasceu na cidade de Old Kilpatrick, na Escócia, no ano 387. Ele morreu em Downpatrick, na Irlanda, em 17 de março de 461 d.C., de acordo com a Encyclopedia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido).  

Segundo a Britannica, São Patrício foi um missionário e bispo do século 5 na Irlanda, onde difundiu o cristianismo

Qual é a história de São Patrício

Aos 16 anos, e enquanto vivia com seus pais, São Patrício foi sequestrado e vendido como escravo na Irlanda, conta a Enciclopédia Britannica

Depois de seis anos em servidão como pastor de animais, durante os quais se voltou fervorosamente para sua , ele teria sonhado a respeito de sua fuga e, em seguida, conseguiu escapar de quem o prendia. Depois disso, diz a fonte britânica, São Patrício viajou para a Grã-Bretanha, onde se reuniu com sua família. 

Hoje em dia, segundo a Britannica, o santo é conhecido apenas por duas obras dele: “Confessio”, sua autobiografia espiritual, e a “Carta a Coroticus”, uma denúncia dos maus-tratos britânicos aos cristãos irlandeses. 

Uma das passagens mais famosas do santo padroeiro está na primeira destas obras. Nela, São Patrício fala de um sonho em que um certo Victoricus lhe entrega uma carta intitulada “A Voz dos Irlandeses. A passagem descreve que, enquanto ele a lia, parecia ouvir irlandeses implorando que andasse, mais uma vez, entre eles.

Eventualmente, o atual São Patrício seguiu para a Irlanda, batizando e performando outros rituais cristãos e tornou-se o evangelizador da Irlanda pagã, segundo a Britannica.

As lendas de São Patrício

De acordo com a enciclopédia, já no século 7, muitas lendas haviam surgido em torno da figura de São Patrício. Uma delas conta, por exemplo, que ele expulsou as cobras da Irlanda jogando-as no mar. 

Paisagem do rio Shannon em Limerick, Irlanda.

Foto de SHUTTERSTOCK

Outras dizem que ele orou por comida para um grupo de marinheiros famintos, performou ressuscitações e usou o trevo de três folhas (shamrocks, planta que tornou-se símbolo da Irlanda) para explicar a Santa Trindade.

As festas do Dia de São Patrício são, na atualidade, marcadas justamente pelo uso dos trevos

(Conteúdo relacionado: Qual é a origem do Natal segundo a História?)

Por que o Dia de São Patrício é celebrado

Apesar da data ser centenária na Irlanda, o feriado mundial se tornou popular mais recentemente. De acordo com a Britannica, foram os imigrantes irlandeses, principalmente aqueles que partiram para os Estados Unidos, que transformaram o Dia de São Patrício em um feriado secular que celebra o “ser irlandês”.

"Cidades com grande número de imigrantes irlandeses, que muitas vezes exerciam o poder político, organizaram celebrações mais extensas, as quais incluíram desfiles elaborados. Boston realizou seu primeiro desfile em 1737, seguido por Nova York em 1762", informa a Enciclopédia Britannica

Enquanto isso, o primeiro desfile da Irlanda aconteceu muito mais tarde, em Waterford, em 1903, de acordo com o site da Tourism Ireland, agência responsável por promover o turismo no país ligada ao departamento de turismo do governo irlandês. 

Na Irlanda, o St. Patrick’s Day (no nome original em inglês) segue uma série de tradições a serem observadas. Alguns dos costumes mais comuns, segundo a Tourism Ireland, incluem o uso de algo verde ou de um trevo, além de ir à missa, dar um passeio pelas montanhas sagradas associadas ao Dia de São Patrício, participar de desfiles ou festivais e beber e comer produtos locais.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados