Confira 3 curiosidades sobre o Muro de Berlim

A construção e posterior queda do muro foi um marco na luta entre dois modelos políticos, cujo preço foi o exílio e a captura de 10 mil pessoas, sendo que 191 foram mortas.

Checkpoint Charlie, ou "Checkpoint C", nome dado pelos aliados ocidentais ao ponto de passagem mais conhecido do Muro de Berlim, entre Berlim Oriental e Berlim Ocidental, durante a Guerra Fria.

Foto de Gerd Ludwig
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 15 de jun. de 2023, 16:20 BRT

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1949, duas Alemanhas foram estabelecidas: de um lado a República Democrática Alemã (RDA), também conhecida como Alemanha Oriental, comunista; do outro a Alemanha Ocidental, capitalista.

Devido à turbulenta situação social, política e econômica na região comunista, muitas pessoas decidiram cruzar a fronteira rumo à parte ocidental em busca de uma vida melhor, informa a Enciclopédia Britannica, uma plataforma de educação do Reino Unido. Como resultado, a RDA decidiu fechar suas fronteiras com a Alemanha Ocidental a fim de interromper o exílio de cidadãos.

"Cerca de 3 milhões de cidadãos da RDA foram para a Alemanha Ocidental via Berlim Ocidental entre 1949 e 1961", informa um artigo da National Geographic em espanhol. Confira outros fatos sobre esse evento histórico.

1. O Muro de Berlim foi construído em uma única noite

Com o objetivo de impedir a fuga de seus cidadãos para a parte ocidental, a RDA aprovou um decreto para erguer o muro que dividia a cidade de Berlim em toda a sua extensão e largura. 

Em apenas uma noite, de 12 a 13 de agosto de 1961, de acordo com a Enciclopédia Britannica, plataforma do Reino Unido voltada para a educação, a Alemanha Oriental ergueu uma fronteira construída com arame farpado e blocos de cimento. Posteriormente, ela foi substituída por muros de concreto cujas torres de vigilância, barcos de patrulha e mais de 55 mil minas explosivas, guardavam as fronteiras terrestres com ordens de disparar contra qualquer fugitivo. 

2 Como as pessoas atravessavam o muro? 

A Britannica informa que, entre 1961 e 1989, mais de 5 mil pessoas "conseguiram escapar" atravessando do leste para o oeste, enquanto o mesmo número de pessoas foi pego durante a tentativa de travessia. No total, pelo menos 191 pessoas foram mortas antes que o muro controlado pela RDA fosse derrubado. 

A East Side Gallery, uma seção de 1,3 km de comprimento do Muro de Berlim, localizada perto do centro de Berlim, em Friedrichshain-Kreuzberg, e é um memorial internacional da liberdade.

Foto de Gerd Ludwig

O muro vigiado 24 horas por dia, de segunda a domingo, podia ser atravessado clandestinamente pelo ar (usando balões de ar quente); por túneis subterrâneos; por meio de um veículo, escondido no porta-malas; ou escondido em trem. 

(Talvez você se interesse por: Quais foram as consequências da Segunda Guerra Mundial??) 

3. Um troféu para os direitos civis após a queda do muro

Em 4 de abril de 2002, o presidente do Bundestag alemão, Wolfgang Thierse, presenteou a Organização das Nações Unidas (ONU) com um pedaço do Muro de Berlim. Essa peça é ornamentada com grafite e arte mural da época. O muro tinha 155 quilômetros de extensão e 3,60 metros de altura, informa um artigo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

A pintura mostra duas pessoas, separadas por uma parede estreita, segurando os ombros uma da outra e se abraçando. Em consonância com os símbolos retratados na obra de arte, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, que recebeu o presente, disse: "Lacunas de mal-entendidos e bem-estar material podem ser superadas; e nós podemos, como o casal retratado aqui, dar as mãos por um mundo melhor. 

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados