Ano Novo Chinês 2024: o que significa o dragão na cultura chinesa?

As celebrações na China devem dar ainda mais espaço para o dragão, já que ele será o animal que representa o ano que chega na rica mitologia chinesa.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 19 de jan. de 2024, 12:00 BRT
Crianças olham para um dragão gigante feito de seda e decorado com luzes no bairro de ...

Crianças olham para um dragão gigante feito de seda e decorado com luzes no bairro de Chinatown, em São Francisco, na Califórnia.

Foto de FRANC SHOR

Ano Novo Chinês, também conhecido como Festival da Primavera, é uma das celebrações mais importantes e festivas da cultura chinesa. Todos os anos, milhões de pessoas no mundo se reúnem para dar as boas-vindas ao ano novo lunar.

Uma das figuras mais proeminentes nessas festividades é o dragão, uma criatura mítica que desempenha um papel crucial na rica tradição chinesa. Os desfiles de dragões enchem as ruas com cores vibrantes e movimentos fluidos nessas datas.

National Geographic explora o profundo significado cultural e simbólico desse animal na celebração do Ano Novo Chinês.

(Talvez você se interesse por: No passado, o ‘ano novo’ começava em março — entenda por quê)

Qual é o lugar do dragão na cultura chinesa? 

Este Ano Novo Chinês de 2024 (o ano 4722, de acordo com o calendário chinês) começa em 10 de fevereiro e o animal que ele representará será o dragão, que tem um lugar especial na mitologia chinesa.

"O dragão é um símbolo chinês de boa sorte", observa um artigo da Encyclopedia Britannica  (plataforma de conhecimento e educação do Reino Unido). "O dragão não é visto como o monstro maligno que habita os mitos de outras culturas ao redor do mundo, onde geralmente é morto por uma figura heroica corajosa. Na China, o dragão era e é considerado uma criatura justa e benevolente", afirma um artigo da World History Encyclopedia (WHE) intitulado “The Dragon in Ancient China” (“O Dragão na China Antiga)”, publicado em 2017.

A população chinesa, em geral, "considera o dragão como um símbolo de sorte e um portador de riqueza. Além disso, os antigos fazendeiros acreditavam que os dragões traziam a tão necessária chuva e água para ajudar em suas plantações", acrescenta a enciclopédia focada em história.

(Talvez você se interesse por: A virada do ano afeta a nossa mente?)

Desfiles de dragões no Ano Novo Chinês: uma prática cheia de simbolismo 

Um dos aspectos mais empolgantes do Ano Novo Chinês é, sem dúvida, os desfiles de dragões. Essas impressionantes réplicas dançantes, seguradas por grupos de pessoas, serpenteiam pelas ruas ao ritmo da música tradicional chinesa

"A dança do dragão destaca as comemorações do festival em muitas áreas. Essa procissão consiste em um dragão longo e colorido carregado pelas ruas por vários dançarinos", observa o artigo da Britannica.

Nas comunidades rurais, "havia uma dança do dragão para induzir a generosidade da criatura por meio da distribuição de chuva e uma procissão carregando uma grande figura de um dragão feita de papel ou tecido esticado sobre uma armação de madeira", afirma a WHE.

Durante as comemorações, as pessoas também andam sobre palafitas e correm em “barcos de dragão”, uma embarcação semelhante a uma canoa e estilizada no formato de um dragão.

O Ano Novo Chinês é  sempre cheio de festividades na China. Neste cenário, o dragão continua a desempenhar um papel central, tecendo tradição, boa sorte e esperança no tecido do novo ciclo lunar.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados