Quais são as origens do futebol feminino?

As mulheres estão presentes nesse esporte há mais de 100 anos, mas sua inclusão em torneios futebolísticos oficiais é recente. Saiba como se desenvolveu o futebol feminino no mundo.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 29 de fev. de 2024, 18:00 BRT
Yastin Jimenez, jogadora do Chile, e Duda Sampaio, esportista brasileira, durante jogo amistoso entre as seleções ...

Yastin Jimenez, jogadora do Chile, e Duda Sampaio, esportista brasileira, durante jogo amistoso entre as seleções de Brasil e Chile. Atualmente,  mais de 16,6 milhões de mulheres e meninas em todo o mundo participam de times de futebol confederados.

Foto de Marcelo Camargo Agência Brasil

O futebol como é conhecido hoje nasceu na Inglaterrano final do século 19, e logo se espalhou por outros países, se tornando um esporte de massa popular, como conta um documento de 2023 da Confederação Sul-Americana de Futebol (a Conmebol).

Ao contrário do que se pensa, as mulheres estão presentes nos gramados e no mundo do futebol há mais de 100 anos, mas sua inclusão em torneios oficiais é uma conquista recente. 

Navegue pela história das mulheres no futebol conhecendo alguns fatos abaixo: 

(Talvez você se interesse por: As 4 mulheres que mudaram a história do futebol feminino)

Quando foi disputada a primeira partida de futebol feminino?

primeira partida oficial de futebol feminino ocorreu em 23 de março de 1895 em Londres, Inglaterra. Foi disputado entre os times do Norte (vermelho) e do Sul (azul) no campo do Crouch End Athletic, na capital britânica. Ele foi organizado pelo British Ladies Football Club (BLFC), uma instituição de futebol de mulheres inglesas, lembra a Fédération Internationale de Football Association (FIFA).

A partida, praticamente inédita na época, atraiu uma grande multidão de espectadores: estima-se que, de acordo com a imprensa da época, mais de 10 mil pessoas se reuniram no local, além de jornalistas interessados em imortalizar o evento.

Apesar do interesse inicial por parte das mulheres históricamente, a prática do esporte por elas seguiu restrita em vários países da região durante o século 19. Hoje, é um esporte que movimenta milhões de fãs e de praticantes. 

Foto de Rovena Rosa Agência Brasil

partida entre as equipes – que treinaram por apenas alguns meses, como relata o jornal britânico The Guardian da época – acabou com um placar de 7x1, com a vitória do time do Norte. Os destaques do jogo, naquele momento, foram Nettie Honeyball, Florence Dixie, Helen Graham (goleira do Norte) e Daisy Allen (uma menina com idade entre 11 e 14 anos apenas), só para citar algumas jogadoras.

Repórteres de vários jornais londrinos comentaram o evento, relatando desde a reação da multidão até a qualidade do jogo das mulheres, detalhando suas vestimentas e aparência pessoal, observa um artigo de 2012 da revista Critical Survey.

Como destacaram as notícias da época, o traje das jogadoras era completamente diferente do uniforme atual. Segundo o texto do The Guardian da época, as jogadoras usavam blusas e calças largas abotoadas abaixo do joelho, além de meias, chapéus, botas de couro e joelheiras.

"O vestuário foi uma espécie de revolução, já que as mulheres geralmente usavam saias longas mesmo quando competiam no esporte", explicam informações da FIFA.

A federação internacional ressalta a importância desse primeiro jogo oficial: "Na cronologia do futebol femininoessa partida se destaca como um marco muito importante em um longo caminho cheio de obstáculos, proibições e preconceitos que foram deixados para trás e contra os quais se luta até hoje".

(Talvez você tenha interesse em: A paixão pelo futebol atingiu pessoas em diversos lugares do mundo no último século)

Quando foi formado o primeiro clube de futebol feminino

Honeyball e Dixie, duas das principais jogadoras daquela partida de 1985, formaram o primeiro clube de futebol feminino de que se tem registro, o British Ladies Football Club, em 1894 , e organizaram uma série de partidas públicas em campos de toda a Grã-Bretanha.

O objetivo era oferecer oportunidades para meninas e mulheres jovens jogarem futebol incentivá-las a praticar um esporte – que era considerado masculino. A ideia também era fazer do futebol um meio de ganhar dinheiro para elas. "Na verdade, se tratava de criar uma liga de futebol profissional para mulheres", diz o artigo de 2012 na revista Critical Survey.

mais populares

    veja mais

    Marta, atacante brasileira da seleção brasileira, é a mulher mais premiada no esporte de todos os tempos. 

    Foto de FERNANDO FRAZÃO Agência Brasil

    Quando foram disputadas as primeiras partidas de futebol feminino na América Latina?

    Os acontecimentos posteriores às duas Guerras Mundiais proporcionaram o cenário para que as mulheres europeias começassem a atuar em áreas antes tradicionalmente reservadas aos homens. Entre esses espaços está o futebol, como reforçam dados da Conmebol em seu documento de 2023.

    Já na América do Sul, reconhece o documento, um marco para o desenvolvimento do futebol feminino foi registrado no norte do Chile. "A documentação historiográfica da época descreve como as meninas e mulheres aimarás marcavam os gols com pedras e usavam uma esfera de pano como bola nas partidas disputadas nas tardes da região de Tarapacá. As primeiras partidas femininas chilenas ocorreram por volta de 1910.

    Outros dados citados pela confederação sul-americana recontam que a história do “jogo bonito” típico do futebol brasileiro, já era praticada em partidas na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Estima-se que os primeiros jogos tenham sido disputados pelo menos em 1920.

    (Saiba mais: Dia Internacional da Mulher: três latino-americanas que deixam marcas na ciência)

    Já na Argentina, a primeira partida de futebol feminino ocorreu em 13 de outubro de 1923, no antigo estádio do Boca, entre as equipes Argentinas e Cosmopolitas. De acordo com documentos históricos, cerca de 6 mil pessoas viram o jogo.

    Apesar do interesse inicial por parte das mulheres, a prática do esporte por elas seguiu restrita em vários países da região durante o século 19. No entanto, com o passar dos anos, mitos e preconceitos foram desfeitos e cada vez mais jogadoras estão entrando em campo. De acordo com dados da FIFA de 2023, mais de 16,6 milhões de mulheres e meninas em todo o mundo participam de times de futebol confederados.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados