Uma câmera registra Adolf Hitler olhando pela janela de um trem antes do início da Segunda ...

Como Hitler foi derrotado na Segunda Guerra Mundial?

Foi preciso uma enorme força de combate dos chamados Aliados para impedir o avanço do regime nazista, que já havia capturado boa parte da Europa quando Hitler começou a perder o conflito.

Uma câmera registra Adolf Hitler olhando pela janela de um trem antes do início da Segunda Guerra Mundial. A partir de 1939, o regime nazista começava as invasões que deram origem ao conflito.
 

Foto de Heinrich Hoffmann/Estudo de H. Hoffmann Arquivo fotográfico do Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos (37459), cortesia de National Archives and Records Administration, College Park (Domínio público)
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 10 de jul. de 2024, 17:03 BRT

líder nazista responsável pelo Holocausto não esperou ser capturado pelas Forças Aliadas, em Berlim, na Alemanha, para dar cabo de sua participação na sangrenta Segunda Guerra Mundial. Responsável por invasões alemãs em diversos países europeus – como França, Bélgica, Áustria e Polônia, por exemplo – Adolf Hitler morreu sozinho em seu bunker ao cometer suicídio após se despedir de oficiais mais próximos, como Joseph Goebbels, como explica a Encyclopedia Britannica (plataforma de conhecimento baseada no Reino Unido). 

data de morte de Hitler, em 30 de abril de 1945, foi o ponto final da ofensiva nazista, ainda que as forças armadas alemãs tenham se rendido incondicionalmente em 7 de maio no oeste e em 9 de maio no leste, como detalha um artigo do Museu Memorial do Holocausto, nos Estados Unidos. 

Mas quais foram os acontecimentos finais que levaram à derrota de Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial

Após a libertação de Paris, soldados de infantaria americanos marcham pelo Arco do Triunfo no desfile da vitória ocorrido em 29 de agosto de 1944.

Foto de Acme News Pictures Inc, Acme News Pictures Inc.

As batalhas que fizeram Hitler perder a guerra

O Museu Memorial do Holocausto detalha, em seu site, que Alemanha nazista atingiu o auge de sua expansão em 1942, três anos após o início oficial da Segunda Guerra. No entanto, também foi nesse mesmo ano que o bloco dos Aliados (formado por Reino Unido, França, União Soviética, Estados Unidos e uma parte da resistência francesa), passou a bombardear sistematicamente os exércitos nazistas.  

“De 1942 a 1943, a Alemanha nazista sofreu perdas em batalhas e territórios na União Soviética e no norte da África. Com os soviéticos na ofensiva, as tropas alemãs foram empurradas para o oeste, perdendo gradualmente o controle da Frente Oriental”, detalha o artigo do museu, que se refere aos enfrentamentos de Stalingrado e de El-Alamein, no Egito, respectivamente.

Entre os acontecimentos históricos que marcaram uma virada no conflito, fazendo os alemães acumularem perdas, está a chegada das Forças Aliadas à Itália em julho de 1943, quando passaram a empurrar as tropas alemãs para o norte, expulsando os soldados nazistas definitivamente de Roma em junho de 1944, detalha a fonte norte-americana, diz a fonte sobre o Holocausto. 

Também merece destaque o desembarque de outras divisões aliadas nas praias da Normandia, na França, o que ficou conhecido como o Dia D”, afirma a Britannica. Ocorrida em 6 de junho de 1944 e conhecida como “maior invasão anfíbia da história”, essa frente de batalha foi precedida por meses de preparação e estratégiano Reino Unido, onde as tropas norte-americanas ficaram estacionadas esperando a hora do combate. Foi somente com intensas e exaustivas frentes de ataque vinda dos diversos exércitos dos Aliados que os soldados nazistas puderam ser neutralizados.

“No início de 1945, as tropas aliadas entraram na Alemanha. Em meados de abril, os soviéticos haviam cercado Berlim, a capital alemã. Em 30 de abril de 1945, Adolf Hitler se suicidou”, detalha o documento do Museu do Holocausto. 

Já a Britannica afirma que “quando foi derrotado, Hitler havia destruído a maior parte do que restava da velha Europa”. 

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados