A Europa faz fronteira com os oceanos Ártico, Atlântico e Mediterrâneo e é o continente com ...

Quantos países existem em toda a Europa?

O continente compartilha cinco de seus países com a Ásia, mas se tornou – sozinho – o que reúne o maior número de nações no mundo.

A Europa faz fronteira com os oceanos Ártico, Atlântico e Mediterrâneo e é o continente com o maior número de nações do mundo. Acima, um clique da Praça do Trocadero, em Paris, na França, um dos países mais visitados do território europeu.

Foto de William Daniels
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 28 de jun. de 2024, 17:03 BRT

Europa ocupa cerca de 2% da área total do planeta, sendo o segundo menor continente do mundo (atrás apenas da Oceania), como explica a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido). Mesmo assim, ela abriga quase um total de 50 países. 

Trata-se  de uma vasta região que faz parte da grande massa de terra conhecida como Eurásia, compartilhada com a Ásia. Ao norte, a Europa faz fronteira com o oceano Ártico; a oeste, com o Oceano Atlântico; ao sul, com o Mar Mediterrâneo, o Mar Negro, a Depressão de Kuma-Manych e o Mar Cáspio; a leste, a fronteira europeia segue os Montes Urais, descendo para sudoeste ao longo do Rio Emba e terminando na costa norte do Mar Cáspio.

(Leia mais: Bem perto de Cusco, no Peru: conheça o Vale Sagrado dos Incas)

Qual é o número de países da Europa e quais são eles?

Agrupando ilhas com continentes adjacentes, a Europa contém 49 países, de acordo com o The World Factbook, uma publicação do governo dos Estados Unidos que fornece uma grande quantidade de dados internacionais sobre os países.

De acordo com as informações do site atualizadas em 2024, esses países são (em ordem alfabética): Albânia, Andorra, Áustria, Belarus, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, FinlândiaFrança, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Kosovo, Letônia e Liechtenstein.

Países como Azerbaijão, Geórgia, Cazaquistão, Rússia e Turquia têm territórios tanto na Europa quanto na Ásia.

Foto de Google Maps

A lista continua com: Lituânia, Luxemburgo, Malta, Moldávia, Mônaco, Montenegro, Países Baixos, Macedônia do Norte, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, San Marino, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Ucrânia, Reino Unido e Santa Sé (a Cidade do Vaticano).

Além disso, acrescenta o The World Factbook, há cinco países (AzerbaijãoGeórgiaCazaquistãoRússia Turquia) cujos territórios estão tanto na Europa quanto na Ásia: "mas em todos os casos, a maior parte deles está na Ásia", detalha o site.

A publicação alerta ainda que "a Armênia e o Chipre, que estão inteiramente na Ásia Ocidentalsão países geopoliticamente europeus", conclui a fonte de notícias dos Estados Unidos.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados