Os portadores da tocha paraolímpica da França, Charles-Antoine Kaoukou, Elodie Lorandi, Fabien Lamirault, Alexis Hanquinquant e ...

Paralimpíadas: qual é a origem e como foram criados os jogos disputados por atletas com deficiência

A prática esportiva feita por atletas com algum tipo de deficiência tem mais de um século e pessoas com deficiência auditiva estão entre os primeiros competidores da história.

Os portadores da tocha paraolímpica da França, Charles-Antoine Kaoukou, Elodie Lorandi, Fabien Lamirault, Alexis Hanquinquant e Nantenin Keita usam a tocha olímpica para acender o Caldeirão Paraolímpico de Paris 2024 nos Jardins das Tulherias durante a Cerimônia de Abertura dos Jogos Paraolímpicos de Paris 2024, na França, na quarta-feira, 28 de agosto de 2024.

Foto de OIS/Lillie Yazdi Imagem de divulgação fornecida pelo OIS/IOC
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 28 de ago. de 2024, 07:00 BRT

Os Jogos Paralímpicos são a maior competição esportiva internacional para atletas com deficiência. A edição de Paris 2024, que acontece de 28 de agosto a 8 de setembro, é a 17ª Paralimpíadas a ser realizada na história e nela espera-se que 168 delegações participem nas mais variadas competições

As Paralimpíadas de Paris acontecem algumas semanas depois do encerramento das Olimpíadas e repete a forte presença dos jogos pela cidade, com competições em diferentes locais famosos, mas com modalidades esportivas diferentes

Mas como e quando surgiram os Jogos Paralímpicos? Descubra nesse artigo da National Geographic qual é a sua origemcomo foi organizado e o que esperar para a edição de Paris 2024. 

A atleta brasileira Jhulia Karol Dos Santos e seu corredor-guia Patrick Souza saem em disparada na largada nos 400m feminino disputado no Stade de France durante os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, na França na sexta-feira, 30 de agosto de 2024.

Foto de OIS/Bob Martin Imagem de divulgação fornecida pelo OIS/IOC

Qual é a origem das Paralimpíadas?

A prática esportiva para atletas com deficiência existe há mais de 100 anos, sendo que os primeiros clubes esportivos para deficientes auditivos já existiam em 1888, em Berlimna Alemanha

Entretanto, foi somente após a Segunda Guerra Mundial que o esporte cresceu entre as pessoas com deficiência. Naquela época, o objetivo era levar o esporte ao grande número de veteranos de guerra e civis que haviam se ferido durante a guerra e adquiriram alguma deficiência física, como conta o site oficial do Comitê Paralímpico Internacional (CPI).

Em 1944, a pedido do governo britânico, o neurologista alemão Ludwig Guttmann abriu um centro de lesões na coluna vertebral no Hospital Stoke Mandeville em Buckinghamshire, na Grã-Bretanha. Com o tempo, o esporte de reabilitação evoluiu para o esporte recreativo e depois para o esporte competitivo

Em 29 de julho de 1948, no dia da abertura dos Jogos Olímpicos de Londres deste mesmo ano, o Dr. Guttmann organizou a primeira competição para atletas em cadeira de rodas (com 16 ex-militares que participaram de uma prova de tiro com arco) que ele chamou de Jogos de Stoke Mandeville, um marco na história paraolímpica. 

Já em 1952ex-militares holandeses com deficiências também se juntaram à competição dos ingleses, criando então os Jogos Internacionais de Stoke Mandeville, explica o site oficial do evento.

Essas primeiras iniciativas foram o “embrião” do que mais tarde se  tornaram finalmente os Jogos Paralímpicos e aconteceram pela primeira vez oficialmente em Roma, na Itália, em 1960, com a participação de 400 atletas de 23 países

Desde então, eles são realizados a cada quatro anos, como as Olimpíadas. Em 1976, aconteceram os primeiros Jogos Paralímpicos de Inverno da história, ocorridos na Suécia e, assim como os Jogos de Verão, eles também existem a cada quatro anos.

Desde os Jogos de Verão de Seul, na Coreia do Sul, em 1988, e os Jogos de Inverno de Albertville, na França, em 1992, os Jogos Paralímpicos também são realizados nas mesmas cidades e locais dos Jogos Olímpicos por conta de um acordo entre o CPI e o Comitê Olímpico Internacional (COI), como explica a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimento e educação do Reino Unido).

(Leia mais sobre Olimpíadas: Quais são os esportes olímpicos mais antigos?)

O crescimento dos Jogos Paralímpicos

Com a realização da primeira edição das Paralimpíadas em 1960 também foi criado, no mesmo ano, um Grupo de Trabalho Internacional sobre Esporte para Deficientes para estudar os problemas e desafios do esporte para pessoas com deficiências. Foi assim que surgiu a Organização Internacional de Esportes para Deficientes (da sigla em inglês Isod) em 1964, a qual ofereceu oportunidades para os atletas que não puderam se afiliar aos Jogos Internacionais de Stoke Mandeville. Entre eles estavam deficientes visuais, amputados, pessoas com paralisia cerebral e paraplégicos.

Como conta o site oficial das Paralimpíadas, no início, apenas 16 países eram afiliados à Isod e o seu objetivo era abranger todas as deficiências no futuro e atuar como um Comitê de Coordenação. No entanto, outras organizações internacionais voltadas para paralisia cerebral e deficiência visual foram criadas. Assim, as diversas organizações internacionais sentiram a necessidade de coordenar os Jogos Paralímpicos e criaram o International Co-coordinating Committee Sports for the Disabled in the World (ICC) em 1982.

Por fim, em 22 de setembro de 1989, o Comitê Paraolímpico Internacional (CPI) foi fundado como uma organização internacional sem fins lucrativos em Dusseldorf, na Alemanha, para atuar como o órgão global do Movimento Paralímpico.

mais populares

    veja mais

    As atletas Manuela Schaer e Catherine Debrunner, ambas da Suíça, liderando os 5.000 metros feminino disputado no Stade de France durante os Jogos Paraolímpicos de Paris 2024, na França em 30 de agosto de 2024.

    Foto de OIS/Bob Martin Imagem de divulgação fornecida pelo OIS/IOC

    O que esperar das Paralimpíadas Paris 2024

    Além de promover a maior competição mundial entre atletas com deficiência, os Jogos Paraolímpicos também tem servido como uma oportunidade para as cidades-sede melhorarem a acessibilidade para residentes e visitantes com deficiência. 

    De acordo com com a BritannicaParis investiu mais 1,6 bilhões de dólares não só na estrutura dos jogos, como também na melhoria da educação, do emprego e da acessibilidade para pessoas com deficiência na cidade. Espera-se que os Jogos Paraolímpicos de Verão de 2024 em Paris sejam os maiores e mais diversos de todos os tempos e contemplem alguns dos maiores atletas paraolímpicos desta geração.

    As Paralimpíadas Paris 2024 apresenta 168 delegações do mundo inteiro, inclusive a delegação Neutra e a de Refugiados. Essa edição terá cerca de 4400 atletas competindo, sendo que irá bater o recorde da participação feminina com aproximadamente 1980 atletas mulheres, como relata o site oficial dos jogos. 

    O Brasil, por sua vez, terá este ano a segunda maior delegação dos jogos (perdendo somente para a China), com 255 atletas com deficiência em busca de medalhas, segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). 

    Como ocorreu nas Olimpíadas, diversos locais icônicos de Paris serão cenários para várias modalidades, sendo a quadra próxima à Torre Eiffel palco para o futebol para deficientes visuais; as provas de tênis em cadeira de rodas em Roland-Garros e as provas equestres paralímpicas nos jardins do Castelo de Versalhes

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados