Na foto, atletas iniciam a seção de natação do evento-teste em 2023 para os Jogos Olímpicos ...

Olimpíadas de Paris 2024: os lugares icônicos da cidade que receberão importantes provas

Pela terceira vez na história dos Jogos Olímpicos modernos a capital da França, Paris, receberá uma edição da maior competição esportiva mundial e a cidade vai ser parte ativa do cenário de grandes provas.

Na foto, atletas iniciam a seção de natação do evento-teste em 2023 para os Jogos Olímpicos no rio Sena, na base da Pont Alexandre III, em Paris, que irá abrigar entre outras modalidades, a prova de natação do triatlo.

Foto de Tomas van Houtryve
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 5 de jul. de 2024, 16:40 BRT

A história das Olimpíadas se mistura com a relação da França com os esportes. Afinal, foi graças a um francês, Pierre de Coubertin, que os Jogos Olímpicos foram introduzidos novamente ao mundo na era moderna, conforme conta a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimento e educação do Reino Unido).

(Leia também: Qual é a origem das Olimpíadas? O maior evento esportivo do mundo)

Essa ligação estará mais forte que nunca nas Olimpíadas de 2024, já que Paris, a capital francesa, será o palco dos jogos pela terceira vez nessa edição – que começa no dia 26 de julho. Depois da histórica Olimpíadas de 1900 (a segunda da era moderna) e da edição de 1924, Paris abre suas portas ao mundo esportivo 100 anos depois

 

Vista da catedral de Notre-Dame e do rio Sena, vistos da Pont d'Austerlitz, em Paris.

Foto de Tomas van Houtryve

país europeu está investindo alto para sediar os Jogos Olímpicos, com obras que vão desde a tentativa de despoluição do rio Sena e organização de arenas a construção da vila olímpica. Porém, segundo o site oficial do evento, o retorno financeiro também será grande, já que Paris espera receber entre 2,3 e 3,1 milhões de visitantes, com muitos franceses entre eles, claro. Estima-se que cerca de 2,6 bilhões de euros serão gastos pelos turistas durante as Olimpíadas, de acordo com o Escritório de Turismo de Paris.

A “cidade luz”, como Paris é conhecida, já é a mais visitada do mundo por turistas que vão lá conhecer lugares lindos, sua arquiteturagastronomiamoda e arte. Só que agora, esses locais também serão cenário para jogos emocionantes e disputas acirradas que entrarão na história do esporte. Descubra quais locais icônicos de Paris irão receber competições nas Olimpíadas 2024. 

mais populares

    veja mais

    Na área da bela Pont Alexandre III, o rio Sena receberá duas competições aquáticas: a maratona aquática e a prova de natação do triatlo.

    Foto de Juliane Albuquerque

    Rio Sena / Pont Alexandre III

    O rio Senaparte essencial de Paris por cortar a cidade e definir sua geografia, terá um papel de destaque nas Olimpíadas 2024. Afinal, pela primeira vez na história a abertura dos jogos não será em um estádio, e sim ao longo de um trajeto de 6km pelo Sena. O primeiro ponto da festa de abertura será próximo ao Trocadéro (do lado oposto a Torre Eiffel), na sequência será perto da Pont D’léna e encerrado na Pont Alexandre III

    Segundo o site oficial do evento, na região da Pont Alexandre III, o rio Sena receberá duas competições aquáticas (e por isso a preocupação em sua despoluição): a Maratona aquática e o Triatlo (que tem prova de natação) e, no alto da ponte, a chegada do Ciclismo de estrada.

    Stade de France

    estádio mais famoso da França, que sediou vários jogos da Copa do Mundo de Futebol de 1998 (e palco da final do evento), terá muita importância nos Jogos Olímpicos de 2024. Localizado nos arredores de Paris, em Saint-Denis, receberá a maioria das competições de Atletismo e também as partidas de Rugby Sevens.

    Uma das emblemáticas fontes da Place de la Concorde (que será palco de várias competições) iluminando a noite de Paris, na França.

    Foto de Justin Locke

    Place de la Concorde

    Outro local tradicional e cartão postal de Paris, a Place de la Concorde – uma bela praça localizada no final da famosa avenida Champs-Élysées – receberá algumas provas dos Jogos Olímpicos: Ciclismo BMX FreestyleSkate (todas as categorias), Breaking e Basquete 3x3 (novas categorias dos jogos). 

    Hôtel du Ville 

    A praça em frente ao histórico prédio onde fica a sede do governo municipal de Paris também será um dos famosos locais da cidade a receber as Olimpíadas. Com capacidade para 13 mil pessoas, uma arena provisória será a área de largada da Maratona (Atletismo).

    O Champs de Mars, que fica próximo a Torre Eiffel, também sediará as modalidades de judô, lutas e vôlei de praia.

    Foto de Juliane Albuquerque

    Arena do Champs de Mars e Estádio da Torre Eiffel

    O Champs de Mars (Campo de Marte) é uma grande área verde aberta localizada entre a Torre Eiffel e a Escola Militar e irá receber diversos eventos olímpicos em uma estrutura provisória. Lá serão as provas de Judô e demais Lutas (luta greco-romana e lutas livres feminina e masculina). 

    Também no Champs de Mars, mais próximo a torre, terá o Estádio da Torre Eiffel voltado especialmente para as competições de Vôlei de praia masculino e feminino, transformando o local em uma praia com vista para o principal cartão postal de Paris. 

    Grand Palais

    Grand Palais des Champs-Élysées é um complexo espetacular localizado no coração de Paris. Construído para a Exposição Universal de 1900, o local é conhecido por sua impressionante estrutura e teto de vidro e funciona como um museu e espaço para apresentações musicaisNos Jogos Olímpicos o Grand Palais vai receber as provas de Esgrima e também as competições de Taekwondo.

    Esta vista do Hôtel des Invalides, ao fundo, a partir da Pont Alexandre III foi fotografada em um dia chuvoso. Em 1842, o corpo de Napoleão Bonaparte foi transferido para o Invalides.

    Foto de JAMES L. STANFIELD

    Esplanade des Invalides

    Uma grande esplanada aberta, como uma enorme praça, fica em frente aos edifícios chamado Hôtel des Invalides (um complexo militar onde, inclusive, está o túmulo de Napoleão Bonaparte). Nas Olimpíadas 2024, o local será palco das provas de Tiro com arco e também a linha de chegada da Maratona.

    Roland Garros

    O complexo de quadras de saibro de Roland Garros (onde é realizado um dos principais torneios mundiais de tênis) também fará parte das Olimpíadas de Paris. Lá serão realizadas todas as provas de Tênis (masculino e feminino) e também as lutas de Boxe.

    Parc de Princes

    Um dos estádios mais tradicionais da França, o Parc de Princes foi inaugurado em 1972 e é a casa do time de futebol da cidade, o Paris Saint-Germain. Lá serão realizados vários jogos da competição de Futebol masculino e feminino dos Jogos Olímpicos 2024. 

    O rio Sena, na foto, será o cenário da abertura dos Jogos Olímpicos de 2024 em três pontos.

    Foto de Juliane Albuquerque

    Trocadéro

    Uma bela construção do outro lado do rio Sena, oposta à Torre Eiffel, o Trocadéro receberá as competições de Marcha atlética e a largada do Ciclismo de estrada dos Jogos Olímpicos de 2024. 

    Palácio de Versailles

    Até o clássico e histórico Palácio de Versailles – localizado nas cercanias de Paris – também será um dos locais de provas esportivas. A antiga residência dos reis franceses e que possui um impressionante jardim, irá sediar as competições de Hipismo e também de Pentatlo moderno.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados