Confira fotos de dinossauro, primo de crocodilo, encontrado no Brasil

Fósseis incríveis de um antigo parente do crocodilo foram descobertos no país em 2011. E mais: conheça um dinossauro com dentes de tubarão

Por Sabrina Valle

O crânio quase completo de uma nova espécie de primo de crocodilo antigo foi encontrado em sítio nas terras brasileiras, contam os paleontólogos. O animal é crocodiliforme, parte de um grupo conhecido como crocodílires, que inclui jacarés modernos, caimãs e muitos outros.

Denominado como Pepesuchus deiseae, a nova espécie viveu entre 99 milhões a 65 milhões de anos atrás, durante o período Cretáceo tardio. Os paleontologistas do Museu Nacional, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro, descobriram o crânio e a mandíbula do primo de crocodilo em um sítio fóssil no Estado de São Paulo.

O crânio do fóssil está "em condições incrivelmente boas", disse o líder da equipe, Alexander Kellner. "Nós tínhamos base suficiente para construir uma réplica bastante boa, mostrando o que provavelmente parecia na vida real".

O novo primo de crocodilo e outra nova espécie - um dinossauro carnívoro que é o maior desse gênero ainda encontrado no Brasil - foram descritos nos Anais da Academia Brasileira de Ciências. Os fósseis foram alojados no Museu Nacional.

Publicada em 31 de março de 2011.