Evento misterioso reduziu populações de tubarões há 19 milhões de anos

Registros fósseis indicam que cerca de 90% dos tubarões oceânicos do planeta desapareceram inexplicavelmente.

Túmulo de criança é o mais antigo sepultamento humano encontrado na África

Com o corpo aparentemente envolto em uma mortalha e a cabeça depositada sobre uma almofada, os restos mortais da criança desenterrada no Quênia podem esclarecer as origens remotas do sepultamento como ritual funerário.

Tiranossauros viviam em bandos? Cientistas debatem sobre novos vestígios fósseis

Novo sítio arqueológico de fósseis revela um grupo de tiranossauros mortos juntos, fornecendo novas evidências de que esses predadores apresentaram alguma forma de comportamento social.

Bilhões de tiranossauros possivelmente andaram pela Terra, segundo paleontólogos

A estimada abundância do icônico predador significa que os fósseis de T. rex que existem hoje são extremamente raros.

Teriam os primatas primitivos convivido com o T. rex? Evidências apontam para a hipótese

Os fósseis de primatas mais antigos conhecidos foram datados logo após o evento de extinção, 66 milhões de anos atrás - sugerindo que alguns ancestrais primatas viveram ainda antes disso.

Fóssil de suposto tubarão com 'asas' de raia é diferente de tudo já visto

O fóssil de 95 milhões de anos deixou paleontólogos se perguntando se outros tubarões antigos também possuíam formatos de corpo tão peculiares.

Será que o ‘monstro do rio’ Spinosaurus caçava como as aves pernaltas?

Novo estudo refuta as afirmações de que o temível dinossauro com mais de 15 metros de comprimento conseguia perseguir ativamente sua presa debaixo d’água.

Fóssil roubado do Brasil revela dinossauro único, mas gera críticas

Encontrado no Ceará, o fóssil de um dinossauro com plumas vistosas foi levado ilegalmente para a Alemanha em 1995, alegam cientistas brasileiros. Revista onde estudo saiu afirma que a publicação pode ser suspensa.

Árvores de ginkgo quase foram extintas, mas esses ‘fósseis vivos’ se salvaram

Essas primitivas árvores perduraram por cerca de 200 milhões de anos até seu desaparecimento quase completo. Atualmente, elas adornam paisagens urbanas.

Esse dinossauro pode ter sido canibal – revelam violentas marcas de mordidas

Os fósseis recém-descobertos mostram que o feroz Allosaurus pode ter se alimentado de restos mortais da sua própria espécie, possivelmente em tempos de escassez de alimentos.

Fósseis de pegadas revelam detalhes incríveis de uma caminhada realizada há 10 mil anos

Um viajante pré-histórico carregou uma criança por uma trilha úmida e retornou algumas horas depois com as mãos vazias.

Revelados os primeiros fósseis de embriões de tiranossauros

Novas imagens de uma pequena mandíbula e garra do Cretáceo mostram que, no começo de suas vidas, os ameaçadores dinossauros eram do tamanho de um cão pequeno.

T-rex 'Stan' é vendido por US$ 31,8 milhões – e cientistas estão furiosos

Com valor inestimável para a ciência, pesquisadores temem perder acesso ao fóssil, que agora pertence a um comprador anônimo.

Por que a primeira pena de dinossauro conhecida inspirou décadas de disputas?

Uma nova análise fornece o melhor indicativo de que a pluma jurássica é proveniente de um icônico dinossauro com penas.

Fóssil recheado: encontrado predador marinho dentro do estômago de outro predador

Acreditava-se que os ictiossauros escolhiam presas pequenas e macias, mas novo fóssil sugere que esses répteis semelhantes a golfinhos podem ter sido megapredadores.

Fósseis revelam que nem todos os animais com dentes de sabre eram predadores

As grandes presas não serviam apenas para desferir golpes ferozes. Também eram usadas para cortejo e outras exibições — inclusive entre herbívoros.

O filme Jurassic Park errou quase tudo sobre esse icônico dinossauro

Novas descobertas fósseis e a análise mais detalhada feita até hoje do dilofossauro produziram a primeira imagem clara de como era de fato a aparência do dinossauro com crista.

Conheça a galinha ancestral que conviveu com os dinossauros

O animal andava pelo litoral de onde hoje é a Europa pouco antes do impacto do asteroide causar um evento de extinção global.

Fóssil do menor dinossauro do mundo encontrado preso em âmbar

O pequeno Oculudentavis khaungraae, semelhante a um pássaro, provavelmente se alimentava de insetos em uma floresta tropical no período Cretáceo.