As 3 regiões com mais terremotos do mundo

Devido à localização, alguns lugares do mundo são mais propensos a abalos sísmicos. Confira quais são.

Por Redação National Geographic
Publicado 6 de fev. de 2023, 15:03 BRT, Atualizado 6 de fev. de 2023, 16:22 BRT

Uma mulher olha para um edifício colonial desmoronado após a magnitude 7,2 do Haiti em 2021

Foto de Andrea Bruce

Os terremotos, como os ocorridos na Síria e na Turquia neste 6 de fevereiro, são eventos causados pelo deslizamento repentino de uma falha geológica e podem afetar qualquer lugar do planeta em qualquer momento, alerta o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

Dessa forma, como afirma a entidade norte-americana, os terremotos ocorrem segundo os mesmos padrões gerais ano após ano, principalmente em três grandes regiões da Terra: na zona sísmica do Pacífico, na zona sísmica de Alpide e na Dorsal Mesoatlântica.

1. Zona sísmica do Pacífico

Trata-se da maior zona sísmica do mundo. Estende-se pelo Oceano Pacífico, onde se registram cerca de 81% dos maiores terremotos do planeta e mais de 450 vulcões ativos. Esse fato deu à região o apelido de Círculo de Fogo ou Anel de Fogo do Pacífico.

2. Zona sísmica de Alpide

Logo atrás da área sísmica do Pacífico, essa zona representa 17% dos maiores terremotos do mundo, incluindo alguns dos mais destrutivos, como o ocorrido na Indonésia, em 2004. O terremoto gerou um tsunami que matou mais de 230 mil pessoas.

A área sísmica de Alpide vai de Java (uma ilha da Indonésia) a Sumatra através da Cordilheira do Himalaia, do Mar Mediterrâneo e do Oceano Atlântico.

3. Dorsal Mesoatlântica

A terceira zona sísmica é a Dorsal Mesoatlântica submersa, de acordo com o serviço geológico dos Estados Unidos. “A maior parte da dorsal se encontra a grande profundidade abaixo d’água e longe dos humanos, mas a Islândia, que está diretamente acima dessa dorsal, já passou por fortes terremotos.”

Quais são os países com mais terremotos no mundo?

Por outro lado, o USGS alerta que existem dificuldades para classificar os países com mais terremotos no mundo, ainda que mencione alguns em função do impacto e da quantidade de abalos sísmicos registrada anualmente.

1. Japão

Esse país se encontra em uma zona muito ativa e é a rede sísmica mais densa do mundo. Ali ocorre a maioria dos tremores.

2. Indonésia

Por mais que o Japão tenha a maior concentração de sismos, o país com a maior quantidade de terremotos é a Indonésia.

3. China, Irã e Turquia

Os três países são classificados pela USGS como as nações que sofrem os terremotos mais catastróficos em relação a danos materiais e mortes.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados