Quantas espécies estão ameaçadas de extinção no Brasil?
De todos os biomas brasileiros, os animais e as plantas de um bioma são os que mais sofrem risco de extinção. Saiba qual.
Uma onça-pintada no Pantanal do Mato Grosso do Sul, no Brasil.
O Brasil está no topo entre os países considerados megadiversos, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), abrigando entre 15% a 20% da diversidade biológica do mundo.
Um relatório recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lista 50 313 espécies de plantas e 125 251 espécies de animais reconhecidos no Brasil. Entretanto, segundo o Pnuma, uma média de 700 novas espécies são descobertas por ano em território brasileiro.
Mas, também segundo o IBGE, cerca de 3% do total de espécies estão ameaçadas de extinção no Brasil. A constatação é do relatório “Contas de ecossistemas: espécies ameaçadas de extinção no Brasil”, divulgado em maio de 2023 e que considera dados até o fim de 2022.
No total, 5501 espécies de plantas e animais foram classificadas como “vulnerável”, “em perigo” e “criticamente em perigo”, seguindo o critério de classificação de espécies em extinção da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês). As espécies classificadas como “criticamente em perigo” somam pouco mais de 20% de todas as ameaçadas, totalizando 1125 animais e plantas.
(Leia também: 5 animais extintos: conheça suas características e por que desapareceram)
Onde estão as espécies ameaçadas no Brasil?
O relatório do IBGE também mapeou onde estão as espécies ameaçadas de extinção no Brasil. A Mata Atlântica abriga a maior quantidade de espécies em perigo, contabilizando 2845 animais e plantas ameaçados.
Segundo o instituto, perdas importantes da cobertura vegetal natural ao longo dos séculos justificam o nível da ameaça às espécies da Mata Atlântica. O impacto principal é a maior presença de ambientes antropizados, ou seja, onde houve ação humana, por conta do histórico de ocupação e urbanização na formação do território brasileiro.
O Cerrado é o bioma que ocupa o segundo lugar em número de espécies ameaçadas; são 1199 animais e plantas em risco. Em seguida, a Caatinga (481), a Amazônia (503), o Pampa (229), o Sistema Costeiro-Marinho (170) e, por fim, o Pantanal (74) com o menor número absoluto de espécies ameaçadas.