As 5 curiosidades sobre a Mata Atlântica que vão te surpreender

Você sabe quantos brasileiros vivem na região da Mata Atlântica? Descubra essa e outras curiosidades impactantes sobre um dos biomas mais importantes do Brasil.

Publicado 2 de mai. de 2023, 10:34 BRT

Vista do Pico do Lopo, em Extrema, Minas Gerais. A 1780 metros de altitude, ele é um dos picos mais altos dentro da Mata Atlântica.

Foto de Juliana Stern

Uma grande beleza verde que abrange vários estados brasileiros, lar de inúmeras espécies animais e vegetais e, ao mesmo tempo, seriamente ameaçada pela ação humana.

Ao ler essa descrição, é natural pensar que ela trata da Amazônia – mas, na verdade, também compreende a Mata Atlântica. Ainda que menos comentada do que a floresta amazônica atualmente, a Mata Atlântica também é vital para o equilíbrio ambiental do Brasil e se espalha por boa parte dos estados do nordeste e do centro-sul do país.

National Geographic separou cinco curiosidades que mostram a grandiosidade e a importância desse bioma composto por formações florestais nativas e ecossistemas associados (como manguezais e campos de altitude, por exemplo).  Confira:

1. A Mata Atlântica está presente em 17 estados do Brasil

“O bioma ocupa 1,1 milhão de km² em 17 estados do território brasileiro, estendendo-se por grande parte da costa do país”, explica o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil.

A Mata Atlântica está presente nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia,  Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

2. Na região da Mata Atlântica vivem cerca de 145 milhões de brasileiros

De acordo com informações do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, 145 milhões de brasileiros vivem na região da Mata Atlântica – obviamente, não necessariamente em áreas de floresta, mas em estados e cidades que abrigam o bioma.

Dessa forma, a Mata Atlântica fornece serviços ecossistêmicos essenciais para a sobrevivência humana, tais como:

• Abastecimento de água
  • Regulação e equilíbrio climático
  • Produção de alimentos
  • Proteção de encostas
  • Fertilidade e proteção do solo
  • Madeira, fibras, óleos e matéria prima para remédios

3. Resta cerca de 10% da vegetação original da Mata Atlântica

Vegetação nativa da Mata Atlântica encontrada na Serra da Mantiqueira, na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais.

Foto de Juliana Stern

Segundo a Agência de Notícias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), resta apenas cerca de 10% da vegetação original da Mata Atlântica.

A perda da vegetação se reflete também na diminuição da população de espécies nativas. Entre elas, os anfíbios, afetados pela destruição do habitat e a poluição ambiental.

“Desde o final do século 19, com base na coleta de dados de pesquisadores que trabalhavam em campo com anfíbios, foi registrada, ao longo de cerca de 130 anos, uma diminuição no número de indivíduos de populações de quase 15% das cerca de 700 espécies conhecidas de anuros [ordem que inclui sapos, rãs e pererecas] do bioma brasileiro”, informa a Agência Fapesp.

4. A Constituição Federal reconhece a Mata Atlântica como um patrimônio natural do Brasil

Promulgada em 1988, a Constituição Federal incluiu o bioma entre os patrimônios naturais do Brasil.

Em seu artigo 225, o texto da Constituição diz: “A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais”.

No ano de 2006, a Mata Atlântica ganhou uma lei específica (a lei nº 11.428) que estabelece regras sobre a utilização e conservação da sua vegetação nativa.

Um dos pontos definidos pela lei é a exploração econômica sustentável do bioma: para fazer o corte de determinadas espécies de árvores nativas, por exemplo, é necessária a autorização dos órgãos ambientais. No caso de vegetação primária (de grande diversidade biológica) que abranja espécies ameaçadas de extinção, o corte fica vedado pela legislação.

5. Cogumelos que brilham no escuro? Um dos segredos da Mata Atlântica

Na Reserva Betary, trecho de 60 hectares da Mata Atlântica localizado na cidade de Iporanga, no estado de São Paulo, é possível ver exemplares de Mycena lucentipes, uma das seis novas espécies de cogumelos bioluminescentes encontradas no bioma.

Durante o dia, esses fungos podem passar despercebidos, mas à noite eles emitem um brilho luminoso verde neon, como mostrado em reportagem da National Geographic de março de 2023.