O que são os cenotes?

Essas formações geológicas se tornaram símbolos da natureza da Península de Yucatan, no México, e também estão presentes em outros lugares do mundo.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 20 de nov. de 2023, 15:00 BRT
O processo de formação dos cenotes pode levar centenas de milhares de anos.

O processo de formação dos cenotes pode levar centenas de milhares de anos.

Foto de Instituto Nacional de los Pueblos Indígenas Gobierno de México

Os cenotes são um tipo de formação geológica que recebeu esse nome de origem maia (dz’onot’) exclusivamente no México por conta de seu grande número na Península de Yucatan, como explica a Encyclopædia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido). 

Em inglês, essas formações são conhecidas como sinkhole e, em português, dolinas. Elas estão presente em várias partes do mundo, mas a   que se tornou mais conhecida fica em território mexicano. 

Descubra o que é um cenote e por que essas formações atraem turistas em todos os lugares onde estão presentes. 

O que é um cenote?

Britannica define o cenote um poço ou um reservatório natural, muito comum na Península mexicana de Yucatán. É geologicamente uma depressão topográfica formada quando o leito rochoso de uma superfície de calcário é dissolvido por águas subterrâneas, expondo a água por baixo. Alguns foram formados em estágios de baixo nível do mar durante a Época Pleistocênica.

Os sumidouros dos cenotes variam muito em área e profundidade, e podem ser bastante grandes. Há duas variedades principais, uma causada pelo colapso do teto de uma caverna e a outra pela dissolução gradual da rocha sob um manto de solo, conforme explica a enciclopédia. 

Eles acontecem de forma colapsada, geralmente têm lados de rocha íngremes e podem receber riachos que fluem para o subsolo. O sumidouro com manto de solo é geralmente mais raso do que o desmoronado e recebe drenagem local, formando locais de beleza única com águas cristalinas.

O processo de formação dos cenotes (ou sinkholes) pode durar centenas de milhares de anos. Existem cenotes abertos, semiabertos, antigos e cavernosos, cuja classificação depende principalmente de sua idade.

Feixes de luz penetram no interior de um cenote. Peninsula Yucatan, Mexico.

Foto de Paul Nicklen

Os cenotes em várias partes do mundo

México é conhecido por ter diversos cenotes belíssimos, que atraem turistas de todas as partes – especialmente para a Península de Yucatán – e essa palavra, inclusive, é uma denominação exclusiva do país, como conta o site oficial do governo mexicano

O site governamental do país explica que, para a cultura maia, eles eram considerados fontes de vida, além de fornecerem o líquido vital e um centro de comunhão com os deuses. 

Complementam a informação dizendo que especialmente na região de Yucatán, devido à sua composição geológica, o solo é uma espécie de esponja e, quando chove, a água se infiltra na terra, que começa a se dissolver.  Isso dá lugar a cavernas que podem estar parcial ou totalmente inundadas, as quais ao colapsar devido à erosão, formam os cenotes.

Na Península de Yucatán, como fala o próprio site do governo regional, há inúmeros e lindos cenotes para serem visitados, e entre eles se destacam o Ik Kil, o Samulá, o X’Kekén, o X’Batun, o Papakal e o Zací. 

Vale ressaltar que esse tipo de formação geológica também é encontrado em outras partes do mundo, como em Brasil, Estados Unidos, Itália, China, Croácia, entre outros locais. 

No Brasil, as dolinas são encontradas principalmente nos estados do Mato Grosso do Sul (com destaque para o Buraco das Araras), mas também há formações presentes em Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, além da Chapada Diamantina (na Bahia), como exemplifica o site do ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) –, órgão subordinado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança  do Clima do Brasil.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados