Erupção vulcânica na Islândia: onde fica o local em que está saindo lava na ilha?

O desenvolvimento da erupção, que acontece em uma fissura no solo, está sendo analisado por especialistas e monitorado pelas autoridades locais.

Foto da erupção vulcânica na península de Reykjanes: de acordo com informações oficiais do governo islandês, a erupção não apresenta ameaça à vida.

Foto de Defesa Civil da Islândia Site oficial do Governo da Islândia
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 19 de dez. de 2023, 11:43 BRT

Península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia, que vinha sendo monitorada por especialistas por causa da incidência de terremotos e explosões vulcânicas ocorridos nos últimos meses de outubro e novembro deste ano, acaba de ser palco de uma erupção que liberou lava em uma fissura, na noite desta segunda-feira (18). 

Conforme relatado pelas autoridades locais como a defesa civil islandesa e o escritório de meteorologia do país, atividade vulcânica da fissura aberta está diminuindo, mas isso não é uma indicação de quanto tempo a erupção durará, informam as fontes. Mostra apenas que a erupção está atingindo um “estado de equilíbrio”.

A região já havia sido previamente evacuada quando as primeiras atividades sísmicas foram identificadas e atingiram seu ápice em 10 de novembro deste ano, como informa uma reportagem de National Geographic sobre o tema intitulada “Na Islândia, a surpreendente atividade vulcânica faz uma cidade se preparar para uma crise”. 

Mas, afinal, onde fica exatamente essa fissura vulcânica e o que se pode esperar que vá acontecer, segundo os especialistas?

(Talvez você se interesse por: Bolsão de magma encontrado na Islândia sugere existência de mais ‘bombas-relógios)

Onde fica o local da fissura vulcânica na Islândia?

erupção vulcânica começou na segunda-feira (18) por volta das 22h, na região ao norte da cidade costeira de Grindavík, na península de Reykjanes, de acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia (IMO), instituição governamental subordinada ao Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais da Islândia.

O lugar fica a cerca de 53 quilômetros de Reykjavik, a capital da Islândia. A erupção está localizada a quatro quilômetros a nordeste de Grindavík, acima da intrusão de diques que se formou em novembro por causa dos primeiros incidentes.

A fissura com lava vulcânica tem 4 quilômetros de comprimento, com a extremidade norte logo a leste da colina Stóra-Skógfell e a extremidade sul a leste da cratera Sundhnuka.

(Talvez você se interesse por: As 7 erupções vulcânicas mais mortais do mundo)

Visitantes das fontes termais da Blue Lagoon em Grindavik, na península de Reykjanes. Grindavik, Islândia.

Foto de Sisse Brimberg

Como é a erupção vulcânica islandesa?

Conforme relatado pelo escritório islandês de meteorologia, a erupção na fissura perto de Grindavík começou com um chamado “enxame sísmico” (um conjunto de eventos sísmicos em uma área relativamente pequena) de grande extensão. 

Essa série de atividades se iniciou às 21h levando a uma erupção cerca de uma hora depois. Desde então, grandes fontes de lava foram observadas no início da erupção e intensa sismicidade se seguiu sobre a barragem.

Acredita-se que a taxa de descarga de lava durante as duas primeiras horas de atividade tenha sido de centenas de metros cúbicos por segundo, com as maiores fontes de lava na extremidade norte das fissuras. Ainda de acordo com medições de GPS em tempo real, a abertura das fissuras da erupção foi acompanhada por uma deformação significativa do solo, informou a agência islandesa na manhã de terça-feira (19).

Por enquanto, a agência islandesa está monitorando a situação e segue em contato com as unidades de proteção civil. Os cientistas também devem se reunir hoje para avaliar o desenvolvimento da erupção, informou a agência.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados