Bolsão de magma encontrado na Islândia sugere existência de mais ‘bombas-relógios’

Geólogos ficaram perplexos ao encontrar magma nunca mapeado em alguns dos vulcões mais estudados do planeta. Agora é necessário identificar como detectar esses reservatórios possivelmente perigosos em outros pontos vulcânicos.

Um dos vulcões mais perigosos da África, o Monte Nyiragongo entrou em erupção

A lava da última erupção parou de avançar pouco antes de invadir a cidade de Goma, na República Democrática do Congo. Mas fatores geológicos e o monitoramento irregular tornam o vulcão uma ameaça permanente.

Erupção na Islândia pode marcar o início de décadas de atividade vulcânica

A primeira erupção na península de Reykjanes após cerca de 800 anos não deve ameaçar nenhum centro populacional, mas oferece uma oportunidade única para estudar os mistérios geológicos da região.

Onda de terremotos sacode Islândia e pode indicar intensa atividade vulcânica em breve

Milhares de terremotos no sudoeste da Islândia podem sinalizar o início de um novo período de atividades geológicas intensas que pode durar 100 anos.

Veja as curiosas cavernas em geleiras esculpidas pelo sopro ardente do Monte Santa Helena, nos EUA

Após a erupção de 1980, uma geleira se formou nas sombras no interior da cratera. Os cientistas — e nosso fotógrafo — exploraram suas profundezas geladas.

Vulcões em ação: Fotos incríveis de erupções ardentes em todo o mundo

Vulcões ajudam os cientistas a decifrarem o funcionamento interno de nosso planeta e a maneira como as erupções moldaram a vida na superfície da Terra.

Animação da Nasa mostra ilha sendo criada por erupção vulcânica

Imagens de satélite ajudaram a documentar a formação de uma nova ilha no reino de Tonga, no Pacífico Sul.

Vulcão da Islândia é recordista em velocidade de elevação do magma

Fenômeno geológico equivale a guepardo correndo à velocidade máxima — e pode ajudar os pesquisadores a entenderem melhor como detectar erupções futuras.
Meio Ambiente

Exploradores estudam poderoso sistema vulcânico na Guatemala

Equipe “dos sonhos” partiu em missão para estudar o complexo de domos de lava mais ativo do mundo, visando ajudar as pessoas que vivem à sombra do vulcão.