O que é o desenvolvimento sustentável e por que ele é importante?

Entenda o que é o desenvolvimento sustentável e saiba que para garanti-lo, os países signatários da ONU se comprometeram com 17 metas ambiciosas até 2030.

Vista aérea de um parque eólico construído ao redor do trecho original da Via Ápia, na região da Campânia, na Itália

Foto de Andrea Frazzetta
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 13 de dez. de 2023, 15:00 BRT

A ameaça das mudanças climáticas aumenta à medida que os países buscam atender às suas próprias necessidades de crescimento econômico, sem considerar os impactos ao meio ambiente. Portanto, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), esforços concretos devem ser feitos para garantir que o progresso de hoje não afete negativamente o mundo e nem cause impacto nas gerações futuras. O desenvolvimento sustentável é, portanto, um desafio que as nações devem enfrentar e aplicar no dia a dia. 

O que é o desenvolvimento sustentável?

A definição do termo vem de um relatório da ONU intitulado Our Common Future (“Nosso Futuro Comum”, em tradução livre), publicado em abril de 1987 pela Comissão Brundtland (como também é  conhecida a Comissão do Meio Ambiente das Nações Unidas): "Sustentabilidade é aquilo que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades".

Um agricultor que trabalha com práticas regenerativas caminha por uma estufa na ilha de Mallorca, na Espanha. 

Foto de Pep Bonet

O que significa, na prática, o desenvolvimento sustentável?

Como a ONU aponta, o desenvolvimento sustentável envolve manter um equilíbrio entre crescimento econômicoinclusão social e, claro, proteção ambiental.

"Quando há desenvolvimento sustentável todos têm acesso a trabalho decente, assistência médica e educação de qualidade. O uso dos recursos naturais evita a poluição e perdas permanentes para o meio ambiente. As decisões de políticas públicas garantem que ninguém seja deixado para trás por causa de inferioridade ou discriminação".

(Você também pode se interessar: O que é turismo sustentável?

Apesar dos benefícios do desenvolvimento sustentável (como uma melhor qualidade de vida), grande parte do crescimento econômico dos países segue sendo insustentável, o que leva às mudanças climáticasdestruição ambiental, conflitos, pobreza e fome, grandes desigualdades e instabilidade social, alerta o órgão internacional.

Diante desse cenário, os países membros da ONU se reuniram em 2015 e transformaram sua visão de futuro em um plano para alcançá-lo: trata-se da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, que consiste em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com metas ambiciosas para 2030 que visam acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a paz e a prosperidade.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados