O que é o desenvolvimento sustentável e por que ele é importante?
Vista aérea de um parque eólico construído ao redor do trecho original da Via Ápia, na região da Campânia, na Itália
A ameaça das mudanças climáticas aumenta à medida que os países buscam atender às suas próprias necessidades de crescimento econômico, sem considerar os impactos ao meio ambiente. Portanto, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), esforços concretos devem ser feitos para garantir que o progresso de hoje não afete negativamente o mundo e nem cause impacto nas gerações futuras. O desenvolvimento sustentável é, portanto, um desafio que as nações devem enfrentar e aplicar no dia a dia.
O que é o desenvolvimento sustentável?
A definição do termo vem de um relatório da ONU intitulado Our Common Future (“Nosso Futuro Comum”, em tradução livre), publicado em abril de 1987 pela Comissão Brundtland (como também é conhecida a Comissão do Meio Ambiente das Nações Unidas): "Sustentabilidade é aquilo que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades".
Um agricultor que trabalha com práticas regenerativas caminha por uma estufa na ilha de Mallorca, na Espanha.
O que significa, na prática, o desenvolvimento sustentável?
Como a ONU aponta, o desenvolvimento sustentável envolve manter um equilíbrio entre crescimento econômico, inclusão social e, claro, proteção ambiental.
"Quando há desenvolvimento sustentável todos têm acesso a trabalho decente, assistência médica e educação de qualidade. O uso dos recursos naturais evita a poluição e perdas permanentes para o meio ambiente. As decisões de políticas públicas garantem que ninguém seja deixado para trás por causa de inferioridade ou discriminação".
(Você também pode se interessar: O que é turismo sustentável?)
Apesar dos benefícios do desenvolvimento sustentável (como uma melhor qualidade de vida), grande parte do crescimento econômico dos países segue sendo insustentável, o que leva às mudanças climáticas, destruição ambiental, conflitos, pobreza e fome, grandes desigualdades e instabilidade social, alerta o órgão internacional.
Diante desse cenário, os países membros da ONU se reuniram em 2015 e transformaram sua visão de futuro em um plano para alcançá-lo: trata-se da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, que consiste em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com metas ambiciosas para 2030 que visam acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a paz e a prosperidade.